Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

BE quer legalizar eutanásia sem referendo

08 fev, 2016 - 14:32 • Anabela Góis , João Carlos Malta

À Renascença, o partido diz que vai avançar com uma iniciativa legislativa na sequência do recente manifesto a favor da eutanásia. O BE diz que os direitos individuais não se referendam.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) quer legalizar a eutanásia e vai avançar com uma iniciativa legislativa nesse sentido, disse esta segunda-feira à Renascença fonte oficial do partido. O Bloco quer que a morte assistida seja uma realidade em Portugal e, por isso, avançará com uma proposta no Parlamento.

A mesma fonte partidária não avança datas, para já, mas garante que não concorda com a possibilidade de uma consulta popular. O Bloco de Esquerda defende que os direitos individuais não se referendam, justifica a fonte.

Em 2006, no segundo referendo do aborto, o BE apoiou a realização da consulta popular. Uma aparente contradição? “Tinha um contexto diferente. Vínhamos de uma derrota em 1999 no referendo de interrupção voluntária da gravidez. Neste caso, não há nenhuma decisão referendária em relação à morte assistida, pelo que o que faz sentido é avançar com alterações por via legislativa”, disse à Renascença a mesma fonte.

Já o PS, através do deputado Pedro Delgado Alves disse à Renascença, que os socialistas não têm “prevista nenhuma iniciativa legislativa nesta matéria”. No entanto, o PS promete acompanhar o tema “ouvindo os promotores da iniciativa”.

O PSD “não tem uma posição fechada” sobre a questão da legalização da morte assistida, afirma o vice-presidente do grupo parlamentar. Miguel Santos refere que o programa eleitoral do partido não contém referências a esta matéria fracturante e considera que este é um tema que carece de uma discussão aprofundada.

A Renascença contactou todos os grupos parlamentares. O PCP opta por não comentar. O CDS ainda não respondeu.

O tema voltou ao debate público no último sábado, depois de um grupo de cidadãos ter publicado um manifesto pela despenalização da eutanásia.

[notícia actualizada às 20h16 - com a posição do PSD]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe Vaz
    11 fev, 2016 V. N. Gaia 15:28
    A eutanásia é um assunto que deve ser debatido, de uma forma cordata e esclarecedora. Eu sou contra mas respeito quem pense diferente de mim. O que eu não aceito é que, numa matéria como esta não se dê a voz aos portugueses via referendo. Onde estão aqueles que defenderam que se respeitasse a vontade do povo após as últimas legislativas? Vivemos ou não em democracia?
  • Joana Pereira
    09 fev, 2016 Lisboa 13:10
    Era só o que faltava esta escroque acéfala, achar que pode decidir por mim em conjunto com a sua corja de canhotos mal encarados. SRA CATARINA, ACTRIZ DE 3a CATEGORIA, EU VIVO NUMA DEMOCRACIA E EU TENHO O DIREITO DE VOTAR SE QUISER CONTRA A EUTANÁSIA! "DIREITOS INDOVIDUAIS" O CARAÇAS ! A MORTE DOS OUTROS EU NÃO AS PATROCINO NEM TENHO QUE AS PAGAR ! E SUA EXCELÊNCIA SÓ TEM DE ACEITAR E ENGOLIR QUE A MINHA OPINIÃO É DIFERENTE DA SUA!!
  • joao
    08 fev, 2016 Caminha 23:27
    Ó Carlos Silva, antes de mais devo dizer que sou a favor da eutanásia em determinadas condições. Mas porque razão os esquerdistas, quando alguém discorda deles em temas como este e o aborto, têm de mandar sempre a porcaria da religião para cima da pessoas? Porque será que acham que todos as pessoas com políticas de direita veneram algum deus? Porque será que se consideram sempre o último reduto da democracia? Terá sido demasiado ópio marxista (presunção) que fez mal?
  • João
    08 fev, 2016 Lisboa 22:06
    Carlos Silva, então siga o seu conselho e meta a viola no saco! Por que fundamentalista e ressabiado está a ser o senhor, pior tenta manipular a opinião dos outros, porque o único pobre de espírito que aqui li é você, que dança conforme os outros tocam, sobretudo se a música lhe agradar! nem coloca a hipóteses de haver quem não goste! Se respeitasse tanto a opinião dos outros apenas expressava a sua e não atacava quem se revolta ao ver um "partidozeco" que nada vale, impor tudo o que lhe vai na cabeça, da forma mais ditatorial que jamais vi na minha longa vida, nem Salazar agiu como esta tipa age! Ela comporta-se como se representasse a vontade nacional ou o sentir do Povo! Quer impor pela força a pancada e as maluqueiras que este partido tem relativamente à sociedade, eles odeiam tudo o que represente estabilidade, valores e normalidade!
  • Pinto
    08 fev, 2016 Custoias 20:34
    Calma aí pára o baile, Catarina é melhor accionar os travões.
  • João
    08 fev, 2016 Porto 19:04
    É isto. Este partidozeco comandado por histéricas autoritárias acha que a eutanásia pode ser imposta porque sim, sem sequer haver discussão sobre uma matéria tão séria e tão grave. Esta gente continua com a obsessão de acabar com a "sociedade burguesa" e com os valores civilizacionais judaico-cristãos. Há que denunciá-los e enfrentar as suas perigosas demagogias.
  • Luis
    08 fev, 2016 Lisboa 18:54
    BE os reis da demagogia. Ainda falta a legalização das drogas leves. Para ja! Porque a seguir vem a legalização das drogas pesadas. Já que conseguiram o casamento gay, a seguir a adopção e, quiçá, a seguir venha a poligamia.
  • Carlos Silva
    08 fev, 2016 Amora - Seixal 18:03
    Perdoai-lhes senhor que estes católicos fundamentalistas e ressabiados, não sabem o que dizem nem o que escrevem. São uns pobres de espírito, que Tens de lhes dar um pouco de inteligência, para respeitarem aqueles que não pesam como eles, e também devem ser respeitados!
  • andre
    08 fev, 2016 vila pouca de aguiar 17:45
    mas pode sua excelência, monte de qualquer, votar por todos nós? que percentagem do eleitorado vocÊ vale? tenha juízo na tola! Sempre achei que as doidonas do BE o eram!
  • JOSE
    08 fev, 2016 CHAVES 17:41
    COM ESTAS IDEIAS É QUE VAMOS MELHORAR PORTUGAL ? Ó DONA CATARINA QUANDO É QUE TIRA UMA IDEIA DA CARTOLA QUE SEJA CONSTRUTIVA PARA O PAIS . O QUE JÁ SAIU DAI FOI SÓ TRAMPA , NANA É SÓ CASAMENTO , ADOPÇÃO , EUTANÁSIA ... A SEGUIR VEM AS DROGAS E OUTRAS COISAS ASSIM , ISTO É QUE É MUDAR PORTUGAL !!!!!

Destaques V+