Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2016: Governo mantém em 2,65 euros mensais contribuição para audiovisual

05 fev, 2016 - 17:27

Contribuição para o audiovisual passa a ser inscrita como receita geral do Estado.

A+ / A-

Veja também:


O Governo vai manter em 2,65 euros o valor mensal da contribuição para o audiovisual a cobrar em 2016, segundo a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2016, entregue esta sexta-feira na Assembleia da República.

“Fixa-se em 2,65 euros o valor mensal da contribuição para o audiovisual a cobrar em 2016", lê-se na proposta de lei, que mantém o mesmo montante cobrado na factura da electricidade no ano passado.

Por sua vez, o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) adianta que se procede "à alteração metodológica da contabilização da contribuição para o audiovisual (CAV)", que "passa a ser inscrita como receita geral do Estado", sendo disponibilizada à RTP "por via de uma transferência do Orçamento do Estado".

Além disso, acrescenta, que nas "taxas, multas e outras penalidades" verifica-se um decréscimo de 120,3 milhões de euros que "reflecte essencialmente a reclassificação para impostos indirectos da contribuição para o audiovisual afecta à RTP", de 180,2 milhões de euros, que em 2015 foi contabilizada como taxa (no valor de 173,3 milhões de euros).

A contribuição para o audiovisual é cobrada indirectamente através da factura da electricidade, é paga ao Estado e destina-se a financiar o serviço público de rádio e televisão.

De acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2016, entregue esta sexta-feira pelo Governo à Assembleia da República, o défice orçamental deverá cair dos 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 para os 2,2% em 2016.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jack bauer
    05 fev, 2016 Pelintras de Cima 19:06
    A contribuição para o audiovisual é cobrada indirectamente através da factura da electricidade, é paga ao Estado e destina-se a financiar o serviço público de rádio e televisão... Qual serviço publico?? Telenovelas? Programas de chacha que embrutecem o povo? Só se forem as mordomias de boa parte dos funcionários dessas instituições. Verdadeiro serviço publico presta a TSF todos os dias de manha, com o seu forum e discussão de temas importantes do país

Destaques V+