Tempo
|
A+ / A-

Centeno defende Orçamento “diferente, responsável e dialogante"

05 fev, 2016 - 18:35

Governante diz não se sentir fragilizado, confirma que as negociações com Bruxelas foram difíceis e que o Governo tomou boa nota das reservas da Comissão Europeia.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garante que o Orçamento do Estado apresentado “é diferente”, "responsável e dialogante", “aposta na justiça social” e demonstra “que há alternativa responsável e dialogante”.

Mário Centeno acredita que "com este Orçamento, é possível colocar a economia a crescer 1,8% e é feito um esforço de ajustamento estrutural de três décimas do PIB”. "A procura externa prevê-se que cresça 4,3% em 2016, depois de ter crescido 3,9% em 2015”, acrescenta.

O Orçamento reduz o valor do défice e da dívida pública com um conjunto de medidas que favorece o crescimento económico, a criação de emprego e melhora a protecção social”.

Mas esta é uma alternativa que também tem austeridade graças aos impostos indirectos: combustíveis e imposto de selo a crescerem quase 7%. Já os impostos directos, como o IRS, descem 2%.

Confirma-se, entretanto, um aumento ainda maior do imposto sobre combustíveis que passa a ser mais 6 cêntimos, tanto para a gasolina como para o litro do gasóleo.

Quanto ao défice desce mais do que o inicialmente previsto, para 2,2%, longe do limite de 3%, e o crescimento da economia é menor (1,8%, em vez de 2,4% inicialmente previstos no programa de Governo e 2,1% no esboço do Orçamento).

A dívida pública desce mas pouco e o saldo estrutural apenas é reduzido em três décimas, longe das seis pedidas por Bruxelas.

O governante aproveitou para anunciar “a dedução fixa de 550 euros por filho no IRS”, admitindo alargar da dedução por filho no futuro.

Quanto às medidas adicionais negociadas com Bruxelas na última semana, Mário Centeno confirma o aumento do imposto sobre o tabaco e a eliminação de isenções no IMI para fundos de investimento, entre outras.

O ministro diz não se sentir fragilizado, confirma que as negociações com Bruxelas foram difíceis e que o Governo tomou boa nota das reservas da Comissão Europeia. Apesar disso, Centeno considera que "num acordo só há vencedores".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    07 fev, 2016 palmela 02:18
    senhor ministro veja la se da para acabar com as subvensoes politicas! e xato !o correio da manha e o jornal com mais tiragem
  • Eborense
    06 fev, 2016 Évora 15:33
    Sim, mas só até Maio, quando Bruxelas verificar que o orçamento não irá ser cumprido.
  • José Soares de Pinho
    06 fev, 2016 Gafanha da Nazaré 08:12
    Portugal até este momento é conhecido em Bruxelas por ser um país cumpridor dos compromissos que teve que assumir pela desgraça de quem nos desgovernou até 2011. Parece que embora com algumas dúvidas, Bruxelas continua a acreditar que assim Portugal vai continuar a honrar os seus compromissos talvez por terem ouvido o atual primeiro ministro pronunciar a frase "palavra dada, palavra honrada". Pelos exemplos do passado é legítimo não acreditar na honra desta gente. Enquanto esperamos, vamos assistindo ao rol de impostos com os quais até a esquerda concorda e que não vêm melhorar a vida dos portugueses.
  • Domingos
    05 fev, 2016 Ancora 22:15
    O orçamento? Uma treta! Aumento de impostos! E ousam negá-lo!!!

Destaques V+