Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Troika recomenda "avaliação cuidadosa" de medidas como a subida do salário mínimo

04 fev, 2016 - 12:48

Em resposta ao relatório da terceira missão de avaliação - do FMI, Comissão Europeia e BCE, o Ministério das Finanças lembra que conclusões estão baseadas em projecções, entretanto, desactualizadas.

A+ / A-

A troika recomendou esta quinta-feira, na conclusão da terceira missão pós-programa a Portugal, que o impacto de medidas recentemente adoptadas como o aumento do salário mínimo deve ser "cuidadosamente avaliado".

"O impacto das medidas recentes e das planeadas sobre o salário mínimo deve ser cuidadosamente avaliado em relação ao seu impacto na estrutura salarial e nas perspectivas de emprego menos qualificado", lê-se no relatório.

Considerando que as "condições de empréstimo para Portugal permanecem favoráveis", a troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) considera que, "no entanto, em comparação com o programa de estabilidade para 2015, a estratégia orçamental pelo novo Governo aumentou as necessidades de financiamento brutas".

"Os mercados financeiros tornaram-se mais voláteis, o que torna o financiamento dos altos níveis de dívida soberana em mais um desafio para o Governo", refere a missão.

Por outro lado, o documento conjunto um maior esforço na redução do défice e da dívida, usando, nomeadamente, "poupanças resultantes da redução das taxas de juro".

Mais reformas

"Poupanças resultantes da baixa dos pagamentos de juros, decorrentes de condições de financiamento favoráveis, devem ser totalmente usadas para a redução do défice e da dívida", recomenda o relatório.

O relatório da terceira missão de avaliação destaca ainda que "o ajustamento do défice estrutural subjacente em 2016 reflecte um esforço de consolidação insuficiente", acrescentando que a redução da dívida deverá abrandar em relação ao que tinha sido previsto.

A missão da Comissão e do BCE reitera ainda a necessidade de se prosseguirem as reformas no mercado de trabalho, sublinhando que as taxas de desemprego jovem e do de longa duração continuam altas.

A troika considera também não ser claro se outras reformas, "por exemplo a do sistema judicial", irão avançar.

A terceira avaliação pós-programa de resgate a Portugal, pelos técnicos da Comissão Europeia, BCE e Fundo Monetário Internacional - que divulgou um relatório autónomo - terminou na quarta-feira.

Projecções estão desactualizadas, diz Lisboa

As Finanças dizem que os dados apresentados nos comunicados da troika na conclusão da terceira missão pós-programa a Portugal estão baseados em projecções, entretanto, desactualizadas.

No dia em que Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu recomendam a "avaliação cuidadosa de algumas medidas" do Governo, o Ministério das Finanças salienta que "os dados apresentados nos Comunicados finais destas instituições internacionais estão baseados em projecções entretanto desactualizadas".

"O Governo toma nota dos pontos levantados pelas instituições internacionais. No que respeita às perspectivas orçamentais o Governo reafirma o seu respeito tanto pelo Programa aprovado na Assembleia da República como pelos compromissos internacionais", lê-se no comunicado das Finanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    04 fev, 2016 Lisboa 22:47
    Precisavamos de uma análise séria das instancias europeias mas não numa altura de grande incerteza economica mundial mostram que nada sabem sobre os paises e o modo de vida dos seus cidadãos é tipo aquele que disse ao banco que não conseguia pagar o credito e o banco mandou vender a casa, quando ele disse que já tinha vendido o banco disse lhe então venda....
  • Rui Morais
    04 fev, 2016 Nazaré 20:09
    A troica ainda não reparou que Portugal tem um novo Governo? Um Governo que tenta defender os portugueses e não os mercados?
  • ó Carlos Costa
    04 fev, 2016 lx 16:30
    ASe tem duvidas vá para a escola! A universidade de verão do PSD, pelos vistos não funciona bem!
  • a troika
    04 fev, 2016 lx 16:28
    que se coce! O mal deles são pulgas! Pagos a peso de ouro, por todos nós, para nos sugarem até ao tutano! A isto se chama, pagarmos para sermos lixados, com "F" grande!!...
  • Carlos Costa
    04 fev, 2016 Santarem 15:33
    A geringonça está acima dessas dúvidas todas.Eles sabem tudo,são os únicos que têm SEMPRE razão!!!!!
  • Pois é!
    04 fev, 2016 é isto aí 14:04
    RR então porque é que não publiquem o meu comentário??? Ou não se pode criticar a europa?? Ou será que vocês fazem parte dos burocratas??? Ou ainda da direita??? Ou este espaço é só para alguns??? É que já houve muitos que me ofenderam nos seus comentários e vocês publicaram...
  • josé
    04 fev, 2016 açor 13:30
    "o aumento do salário mínimo deve ser "cuidadosamente avaliado".Será que esta gente faz ideia do que é viver com um salário minimo??? Mas que autoridade moral tem esta gente para falar assim, quando já se tá anos e anos com este tipo de salário, quando estamos com uma moeda destas que ainda por cima veio nos retirar poder de compra e nos fazer subir o nível de vida. Esta gente quer é matar as pessoas à fome. Mald--- europa! Só nos serve para subjugar e para nos por na miséria...

Destaques V+