Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zika declarado ameaça global de saúde pública

01 fev, 2016 - 18:29

A directora-geral da OMS defende uma resposta coordenada ao vírus mas, para já, não haverá restrições a viagens e a trocas comerciais com países onde o zika está presente.

A+ / A-
Zika declarado ameaça global de saúde pública
Zika declarado ameaça global de saúde pública

O vírus zika foi declarado uma emergência global, anuncia a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A directora-geral da OMS, Margaret Chan, disse aos jornalistas, em Genebra, que é preciso uma resposta coordenada a esta ameaça mas, para já, não haverá restrições a viagens e a trocas comerciais com países onde o vírus está presente.

“Depois de rever as provas, o comité considerou que os focos de microcefalia e outras complicações neurológicas constituem um facto extraordinário e uma ameaça à saúde pública para outras partes do mundo. No entender do comité é preciso uma resposta internacional coordenada para minimizar a ameaça nos países já afectados e reduzir o risco de alastramento a nível internacional.”

A designação de emergência global foi recomenda, esta segunda-feira, por um comité de peritos independentes àquela organização das Nações Unidas.

O alerta é extremo. Embora estejam ainda por provar a ligação entre o vírus e o aumento de casos de microcefalias em recém-nascidos, Margaret Chan diz que há casos já conhecidos há dois anos.

“Os membros do comité concordaram que o caso configura uma situação de emergência internacional de saúde pública. Eu aceitei este conselho e estou agora a declarar que os focos recentes de microcefalia e outras anomalias neurológicas relatados na América Latina, são semelhantes aos já reportados em 2014 na Polinésia Francesa constituem uma emergência de saúde pública a nível internacional”, afirma a directora-geral da OMS.

A decisão de considerar que o vírus zika é uma ameaça à saúde pública mundial deverá ajudar a acelerar a respostas à doença e incentivar a investigação.

Na semana passada, a OMS já tinha alertado que o zika se está a propagar de forma "explosiva" e que pode infectar quatro milhões de pessoas no continente americano.

O Brasil é o país mais afectado. A Presidente Dilma Rousseff já declarou guerra ao mosquito responsável pela transmissão do vírus.

Há suspeitas de que o zika, quando contraído por mulheres grávidas, pode causar microcefalia em bebés, malformação que no cérebro que pode causar deficiências mentais e até a morte dos recém-nascidos.

As preocupações com o zika aumentaram no ano passado, depois de o Ministério da Saúde do Brasil começar a investigar se o aumento dos casos de microcefalia no país foi provocado pelo transmissão do vírus durante a gestação.

Um boletim divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde do Brasil confirmou que 270 crianças nasceram com microcefalia por infecção congénita, mas isso não significa necessariamente que o problema foi causado pelo vírus. Decorrem ainda investigações a mais 3.448 casos suspeitos.

Em Portugal há seis casos confirmados de infecção pelo vírus zika, mas os pacientes contraíram a doença no estrangeiro.

É a quarta vez que a OMS declara a emergência global. A última foi há dois anos por causa da epidemia de ébola.

[notícia actualizada às 20h17]


Tudo o que deve saber sobre o Zika em dois minutos
Tudo o que deve saber sobre o Zika em dois minutos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mikas
    03 fev, 2016 aqui 07:00
    Pois, é chato, quando é importante ninguém fala. Mais uns comentários parolos e vamos andando...
  • mikas
    02 fev, 2016 aqui 02:29
    Nos anos 90 havia a moda de colocar um saquinho plástico transparente cheio de água no cimo das portas e janelas para que os mosquitos e moscas não entrassem em casa. Não cheguei a perceber se aquilo resultava, nunca contei os mosquitos que entravam e os que ficavam na rua. Será que houve algum estudo acerca disto? Alguém que saiba agradecia que escrevesse aqui o seu comentário. Obrigado :)
  • Vasco
    01 fev, 2016 Cartaxo 20:05
    Onde é que já vi este filme? GRIPE das AVES II
  • 01 fev, 2016 19:58
    Quando me desloquei a primeira vez para o Brasil já cantava assim se um mosquito incomoda muita gente
  • Chimpanzé Povinho
    01 fev, 2016 Emigrado 19:29
    Não digam nada a ninguem mas a ISIS está interessa no zika, ou não.
  • José Seco
    01 fev, 2016 Lisboa 18:57
    Ora aí está mais um negócio a nascer! Desta vez não é a gripe das aves! Mas vai ser mais um grande negócio para os senhores da saúde que mandam no mundo! A máfia está de volta!

Destaques V+