Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS reúne de emergência por causa do vírus zika

01 fev, 2016 - 09:10

O principal ponto na agende de trabalhos é avaliar se a ameaça deverá ser encarada como crise de saúde à escala global.

A+ / A-

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reúne de emergência, esta segunda-feira, em Genebra, por causa do vírus zika. A questão em análise é determinar se a ameaça deverá ser encarada como crise de saúde à escala global.

Alguns especialistas aludem a um risco de propagação explosiva do vírus no continente americano, admitindo que o zika poderá revelar-se uma ameaça ainda maior do que a epidemia de ébola, que matou mais de 11 mil pessoas no continente africano.

A directora geral da OMS, Margaret Chan, também já declarou haver motivos para recear uma rápida disseminação do zika à escala global.

É no Brasil que a situação se revela mais grave. Apesar de ainda não estar confirmada a relação causa-efeito entre a doença e os numerosos casos de microcefalia em bebés, há cada vez mais consenso na comunidade científica de que essa será uma forte possibilidade.

Em Portugal há, até ao momento, registo de seis casos de vírus zika - todos importados. De acordo com a Direcção Geral de Saúde, dois dos pacientes estiveram em Fortaleza, no nordeste do país.

Tudo o que deve saber sobre o Zika em dois minutos
Tudo o que deve saber sobre o Zika em dois minutos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro M
    01 fev, 2016 Aveiro 11:25
    http://www.zerohedge.com/news/2016-01-29/zika-outbreak-epicenter-same-area-genetically-modified-mosquitoes-released-2015 Mais um caso em que a hipótese (vulgarmente designada “teoria de conspiração”) quando testada, demonstra ser verdadeira. http://www.nbcnews.com/id/29022220/ns/health-infectious_diseases/t/bill-gates-releases-mosquitoes-audience/ http://tv.greenmedinfo.com/bill-gates-wants-forced-vaccinations-via-mosquitos/ https://www.youtube.com/watch?v=6WQtRI7A06

Destaques V+