Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Donald Trump, o rei da polémica que quer ser Presidente dos EUA

01 fev, 2016 - 16:41 • Cristina Nascimento

Dos muçulmanos ao aquecimento global, nada escapa às observações de Trump, que lidera as intenções de voto no campo republicano.

A+ / A-

Donald Trump é umas das figuras mais mediáticas na campanha presidencial norte-americana. Empresário na área do entretenimento e no sector imobiliário, Trump ganhou fama entre o grande público nos Estados Unidos quando apresentou o programa de televisão “O Aprendiz”.

A nível internacional, Trump, que completa a 14 de Junho 70 anos, tem dominado o noticiário sobre as eleições norte-americanas, sobretudo pelas suas frases polémicas, algumas altamente criticadas.

Apesar das controvérsias, os estudos de opinião mostram que o candidato às eleições primárias, que começam esta segunda-feira, pelo Partido Republicano está bem posicionado. A nível nacional, a mais recente sondagem da Reuters-Ipsos indica que Trump lidera as intenções de voto dos eleitores republicanos, com 40,6% das preferências dos votantes.

Entre declarações mais ou menos políticas, saiba o que já disse Donald Trump sobre temas relevantes.

Imigração

Donald Trump é defensor de uma política de imigração muito restrita. “Nós precisamos de fronteiras fortes, precisamos de um muro”, disse Trump, referindo-se em concreto à fronteira com o México. Uma das suas frases mais polémicas está precisamente relacionada com o fluxo de imigração. Trump considerou que os imigrantes vindos do México são, de forma geral, fonte de problemas relacionados com droga e crime.

Economia

“O país está uma confusão”. É assim que Donald Trump vê os desafios da economia norte-americana. O candidato considera que o país está envolvido numa “bolha” e já reconheceu que, se for para “rebentar, então que tal aconteça antes de ser eleito Presidente”. Ainda assim, Trump promete fazer crescer a economia do país a um ritmo de 3% ao ano, um número considerado atingível, na opinião dos especialistas.

Saúde

Donald Trump considera que o “Obamacare”, o emblemático programa de Obama para melhorar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, é um "desastre" e que "precisa de ser substituído". No entanto, tem dado poucas ideias concretas sobre o que pensa fazer. Em entrevista à ABC, já em 2016, Trump garantiu que vai cuidar de quem não tem posses e precisa de cuidados de saúde, mas não revelou como.

Armas

Trump não deixa margem para dúvidas. “Eu sou contra o controlo de armas”, declarou numa entrevista já em 2011. Já este ano, num comício, o candidato garantiu que, caso seja eleito, uma das suas prioridades será acabar com as zonas livres de armas – por exemplo, nas escolas. Acredita que quantas mais pessoas andarem armadas mais pessoas existirão para proteger os inocentes. Vai mais longe: considerou ainda que, se o porte de arma fosse mais generalizado, episódios como o ataque terrorista ao jornal satírico francês “Charlie Hebdo” teria tido menos vítimas mortais.

Muçulmanos e religião

Foi um dos vários episódios polémicos da campanha de Trump: em Janeiro, na Carolina do Sul, uma muçulmana foi expulsa de um comício. Donald Trump defendeu que mais nenhum muçulmano deve ser autorizado a entrar nos Estados Unidos. O candidato fez estas declarações na sequência de um tiroteio na Califórnia, no qual morreram 14 pessoas. Um dos atiradores foi considerado como sendo seguidor do Estado Islâmico. Quanto à sua crença pessoal, Trump assume-se como protestante, mais concretamente presbiteriano. “Eu acho a religião uma coisa maravilhosa, acho a minha religião uma religião maravilhosa”, afirmou numa entrevista, em 2012.

Guerra

Donald Trump quer umas forças militares “tão fortes que ninguém se meta” com os Estados Unidos, afirmou numa entrevista à ABC, em Novembro de 2015. Trump garante que para derrotar o Estado Islâmico é preciso acabar com os seus recursos petrolíferos. Já sobre a hipótese de colocar militares para o terreno, assumiu autorizar este envio, caso assim seja recomendado pelos seus conselheiros militares.

Prisão de Guantánamo

Donald Trump está contra outra ideia-chave do Presidente Obama (promessa que continua por cumprir): Trump considera que a prisão de Guantánamo não só deve continuar aberta como até deve receber mais prisioneiros. Para Trump, é um desperdício fechar as portas de um local de retenção que já está pago. “Eu deixaria a prisão de Guantánamo tal como está e provavelmente enchê-la com mais pessoas que pretendem matar-nos”, disse em Dezembro do ano passado, numa entrevista à rádio WABC.

Aquecimento global

“O aquecimento global é uma invenção dos chineses para enfraquecer a capacidade produtiva norte-americana”. A tese tem sido defendida por Donald Trump há já vários anos (tudo começou num "tweet" em 2012). Nos últimos meses, o candidato tem procurado desvalorizar a sua posição, dizendo que se trata de uma brincadeira.

Os seus rivais

Donald Trump não tem poupado críticas aos seus rivais e muitas vezes vai além das diferenças de opinião sobre determinados assuntos. Trump já falou sobre os atributos físicos e as relações pessoais de vários candidatos, entre eles Hillary Clinton, mulher do antigo Presidente Bill Clinton.

Obama

“A presidência de Obama tem sido terrível”. Donald Trump tem contestado em toda a linha a actuação do actual Presidente. Trump foi uma das figuras públicas que colocou em dúvida a nacionalidade de Barack Obama, dizendo que é queniano. O assunto ganhou peso de tal forma que a Casa Branca acabou por divulgar a certidão de nascimento do Obama. Nela lê-se que Obama é natural do Havai.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Suricato
    21 nov, 2016 Laos 13:25
    Putin cara de gelo e agora este americano cara de lobo doido, a história é meramente humana, o destino é misterioso, alegres e desvencilhados, desligados jamais isolados, continuemos conversando com o Criador e agradecendo por sermos as criaturas que por ora ainda únicas quebramos o deserto do Universo...
  • jj
    02 mar, 2016 Almada 15:22
    Não fujam depressa para o Canadá, não?!... Este louco até é capaz de morder na própria mãe!!!
  • César de Figueiredo
    02 fev, 2016 Lisboa 03:26
    Deixem la o profeta Obama estar na PRESIDÊNCIA....
  • ROBERTO
    02 fev, 2016 ORLANDO 00:29
    EU ACHO QUE OS AMERICANOS TÊM O DEVER DE SABER QUEM MORA NO PAÍS DELES.

Destaques V+