Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuel António

“Tive convites de Benfica, Sporting e FC Porto”

29 jan, 2016 - 09:10

Manuel António, maior goleador do campeonato de 1968/69, pela Académica, faz hoje 70 anos. Em dia de aniversário, antigo jogador revela segredos da carreira e elege o Benfica como o favorito à conquista do título, na presente temporada.

A+ / A-

A carreira de futebolista de Manuel António ficou marcada por dois clubes: Académica e FC Porto. Nos estudantes alinhou durante 10 anos. Pelo meio (entre 1965 e 1968), representou o FC Porto.

“Comecei no Tirsense e em 1964 vim para a Académica para fazer a licenciatura. Um ano depois fui convidado pelos três grandes. Optei pelo FC Porto porque tinha simpatia pelo clube, porque sou do norte (Santo Tirso) e o treinador era Pedroto. Após três anos regressei à Académica porque o meu objectivo era tirar uma licenciatura”, explica a opção tomada. “O FC Porto fez-me uma oferta de 750 contos. Era dinheiro naquela altura”, revela, em entrevista a Bola Branca.

Quando terminou a carreira de futebolista, em 1978, Manuel António não quis ser treinador. “O meu objectivo foi terminar o curso de medicina”, argumenta.

Presidente da administração do IPO de Coimbra

O antigo futebolista licenciou-se em medicina e é há vários anos o presidente da Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra. “A minha vida é trabalhar. Deixei de fazer clínica porque na direcção de uma instituição como esta torna-se difícil”, explica.

A ligação ao futebol mantém-se pela paixão que Manuel António mantém pela Académica. “Sou presidente do Conselho Académico. É um cargo simbólico mas estou nele com gosto porque gosto de ir ao futebol, sou adepto da Académica e sofro pelo clube”, declara.

Dos tempos de jogador, Manuel António recorda sobretudo Coimbra. “Ser jogador da Académica nessa altura era especial. Os jogadores eram quase todos estudantes e tínhamos a possibilidade de tirar uma licenciatura”, realça.

Admiração e amizade por Eusébio

Da carreira de 15 anos de futebolista, iniciada em 1962 no Tirsense, Manuel António recorda alguns treinadores que deram um contributo importante para a sua afirmação como jogador. “José Maria Pedroto, Mário Wilson e Fernando Vaz foram os treinadores que mais me marcaram”, refere.

Em campo, entre os jogadores que defrontou, há um que merece destaque no álbum de memórias de Manuel António. “O Eusébio foi o melhor que defrontei. Era um jogador acima da média. Tinha amizade por ele. Num jogo da selecção, eu estava a suplente e ele veio-me buscar ao banco para alinhar ao lado dele no ataque”, recorda.

Benfica favorito na corrida pelo título

Manuel António analisa o actual campeonato e o momento de forma das equipas e tem um favorito na corrida pelo título. “O Benfica parece-me ser a equipa que está mais forte e será o vencedor do campeonato”.

Quanto ao FC Porto, nesta altura em terceiro na classificação, Manuel António tem uma explicação para a época de menor fulgor. “Teve uma quebra de liderança a nível do treinador e isso não é bom para a coesão da equipa”.

Sobre José Peseiro, o antigo jogador acha que “é uma boa opção. Resta saber se chegou ou não a tempo. Fiquei satisfeito com a opção e acho que será o treinador na próxima época mesmo que não ganhe nenhum título”, prevê.

A Académica, o clube do coração de Manuel António, ocupa um modesto 16º lugar mas fará um resto de época livre de sobressaltos, na opinião do antigo goleador. “Ainda não está suficientemente sólida mas não haverá desilusões no final da época e a equipa vai ficar na 1ª Liga”, antevê.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • j.m
    28 jan, 2016 ovar 23:21
    que saudades dr! neste porto tinha lugar de caras, aliás neste ou noutro.Foi um grande jogador como certamente será um grande médico,muitas felicidades

Destaques V+