Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vírus Zika. "Os portugueses podem estar tranquilos", diz ministro

27 jan, 2016 - 19:38

O ministro da Saúde garante que a situação está controlada.

A+ / A-

Veja também:


O ministro da Saúde garantiu esta quarta-feira que os portugueses podem estar tranquilos com a situação do vírus Zika, transmitido por picadas de mosquitos infectados, uma vez que a situação está controlada e o risco é confinado.

No final de um debate parlamentar, Adalberto Campos Fernandes adiantou que as autoridades de saúde estão a fazer o acompanhamento dos casos que têm sido registados em Portugal, até agora todos eles importados do Brasil.

“Neste momento está a fazer-se o acompanhamento dos casos que recebemos através de viajantes mas não há nenhuma preocupação a assinalar. Os portugueses podem estar tranquilos”, disse o ministro.

Portugal registou cinco casos de vírus Zika, transmitido por picada de mosquitos infectados e associado a complicações neurológicas e malformações em fetos, todos eles importados do Brasil, segundo fonte do instituto que realiza as análises.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), que faz o diagnóstico de doença por vírus Zika, os cinco casos detectados em Portugal referem-se a cidadãos que contraíram a infecção quando estavam no Brasil, tratando-se, portanto, de casos importados.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infectados, não se transmitindo de pessoa para pessoa.

Segundo a Direcção Geral da Saúde (DGS), “os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    28 jan, 2016 taveiro 01:02
    com a quantidade de zucas k praí vem, esperem pra ver!

Destaques V+