Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Perfil

Aluno brilhante, professor, comentador, político. Presidente

24 jan, 2016 - 20:00

A história da vida de Marcelo, vencedor das eleições presidenciais.

A+ / A-

Aluno universitário de 19 valores, professor catedrático, comentador, político. Marcelo Rebelo de Sousa pode adicionar um cargo ao já longo currículo: Presidente da República.

Com 66 anos, dois filhos e cinco netos, Marcelo Rebelo de Sousa nasceu em Lisboa a 12 de Dezembro de 1948, filho de um médico e de uma assistente social. Foi em Celorico de Basto, distrito de Braga, onde está recenseado, que anunciou a sua candidatura à Presidência da República.

A primeira escola que frequentou foi o Lar da Criança, em Lisboa, para onde entrou com apenas ano e meio e teve como colega o cirurgião Alfredo Barroso. Dali, Marcelo saiu para o Liceu Pedro Nunes, onde foi o melhor aluno. Já na Faculdade de Direito de Lisboa continuou o percurso de aluno brilhante, terminando o curso com 19 valores.

Mas, ao contrário de muitos outros, não foi na faculdade que teve o primeiro contacto com a política. Marcelo Rebelo de Sousa nasceu e cresceu no meio dela e conviveu desde cedo com a família do então primeiro-ministro do Estado Novo, Marcello Caetano, devido ao envolvimento político do pai, Baltazar Rebelo de Sousa, que chegou a ser ministro das Corporações e do Ultramar.

O seu percurso no PSD também começou cedo. Militante desde 1974, ficou responsável pela implementação do então PPD no sul do país. Vinte anos depois, em 1996, no pós-cavaquismo, chegou à liderança do partido, cargo que ocupou durante três anos, saindo depois do fracasso da tentativa de reeditar a Aliança Democrática, com Paulo Portas no CDS-PP.

A sua ascensão à presidência do PSD ficou para sempre marcada por uma frase que até hoje o persegue. Pouco tempo antes do congresso de Santa Maria da Feira, quando questionado se algum dia seria candidato à liderança do partido, o ‘professor' foi peremptório: "Nem que Cristo desça à terra".

O mergulho no rio, o “Expresso” e a universidade

Antes, em 1989, o agora candidato presidencial disputou as suas primeiras eleições como número um da lista do PSD e do CDS-PP à Câmara de Lisboa.

É nessa campanha eleitoral que protagonizou um episódio até hoje recordado. Confrontado com alguma falta de notoriedade, Marcelo decide fazer alguma coisa de diferente e mergulha no Tejo em frente às câmaras de televisão para mostrar como o rio estava poluído. O gesto deu que falar, mas nem por isso lhe valeu a vitória.

Mas, além da liderança do partido e da experiência autárquica, não só em Lisboa, como em Cascais e Celorico de Basto, os corredores do poder são bem conhecidos de Marcelo. Foi deputado à Assembleia Constituinte, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do VIII Governo Constitucional, vice-presidente do Partido Popular Europeu entre 1997 e 1999 e membro do Conselho de Estado há quase dez anos.

Profissionalmente, além da longa carreira como professor catedrático, não só na Faculdade de Direito de Lisboa, mas também na Universidade Católica, Marcelo Rebelo de Sousa passou também pelo “Expresso”, nos tempos iniciais do semanário fundado pelo militante número um do PSD, Francisco Pinto Balsemão.

Nos últimos anos destacou-se com os seus comentários televisivos, primeiro na RTP, depois na TVI.

A campanha das eleições presidenciais ficou marcada pela ausência de uma grande estrutura e por um magro orçamento. Marcelo previu gastar 157 mil euros, bem menos do que os 750 mil euros de Edgar Silva e os 742 mil de Sampaio da Nóvoa, os dois candidatos mais gastadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Martins
    25 jan, 2016 Aveiro 14:34
    Será que vi mal? o Marcelo não ganhou com maioria absoluta? Não foi essa a vontade dos Portugueses???? É de lamentar quando existem pessoas que se julgam mais inteligentes que os outros... chegam a chamar BURROS aos outros... santa ignorância! Falta de cultura democrática e de respeito pelo povo Português...
  • Tino Galhofas
    25 jan, 2016 Porto 09:36
    Oh GUIDA MARIA, com tanta asneira junta, a culpa é de quem te ensinou a escrever. Depois, um conselho: a falares assim dos portugueses tu deves ser mas é uma perigosa espanhola. Chuak!
  • o morcão
    25 jan, 2016 Porto 09:30
    O NANDO SILVA é daqueles sujeitos embirrentos que não sabe perder. É da família dos ressabiados complexados de esquerda para quem o mundo não é redondo mas sim quadrado. Haja piedade para com esta gente... :-).
  • joao medeiro
    25 jan, 2016 Montijo 09:28
    A historia mal contada de Marcelo,ou, por outra historia incompleta.Falta as cartas escritas a Salazar a denuncia colegas e adversarios, ,ser filho de um Ministro do ultramar (fascista) e ser ele um neo-fascista,dito liberal,democrata de ultima hora. Publiquem SFF.
  • Fernando Silva
    25 jan, 2016 Rio Tinto 09:07
    Gente fina da direita, podem continuar descansados que ninguém lhes toca! Continuem à vontade na corrupção no tráfego de influencias e noutras negociatas pela calada da noite, porque ninguém lhes toca ! Quem serão sempre presos, será sempre os de esquerda... Se até aqui tivemos um cínico com ataques covardes camuflados agora vamos ter um trauliteiro que um dia diz preto e noutro diz branco, a acabar sempre na defesa do seu PSD e toda a direita... Portugueses inteligentes como a raça que está em vias de extinção em Trás-os-Montes...
  • Paulo
    25 jan, 2016 Vila Real 03:07
    Irra, tanta azia. Dizem-se democratas e só aceitam os resultados quando lhes interessa? Então muitos dos mesmos portugueses incultos que deram a maioria a Marcelo não votaram em partidos de esquerda? Até parece que o PSD/CDS nas ultimas eleições tiveram 52% dos votos. Sabem que mais? Tomem Rennie que só lhes vai fazer bem. E se mesmo assim não passar a azia, emigrem para a Coreia do Norte. Aí o povo é muito culto e ganha sempre o mesmo
  • Guida Maria
    24 jan, 2016 Celorico de Baixo 23:36
    Este indivíduo (Rebelo de Sousa) é filho de fascista! O pai dele foi ministro de Salazar e de Marcello Caetano. Qualquer dia temos a PIDE/DGS de volta. Os portugueses continuam ignorantes e burros, a votar em herdeiros do fascismo lusitano e asqueroso que deu cabo de Portugal durante 48 anos. Portugal continua a ser na sua maioria um país de bêbados e de otários, sem cultura, muito mal esclarecidos e analfabetos. Votaram naquele a quem em tempos chamaram de "gelatina política" porque ele soube ser esperto e manhoso o suficiente, para saber que tinha de aparecer na televisão para poder ficar conhecido e com muita popularidade e assim ser eleito para grandes cargos, pois no passado tinha falhado em todos os que se tinha candidatado. Parabéns portugueses! Continuam a ser os mais incultos e idiotas da Europa.
  • Fernando Morais
    24 jan, 2016 Porto 22:12
    A verdade é que a Comunicação Social, levou em ombros Marcelo Rebelo de Sousa para esta vitória. A Comunicação Social de hoje, não tem isenção, independência nem sequer ética de um jornalismo verdadeiro! E tudo isto porquê? Porque os jornalistas que trabalham para os jornais, televisões, tem que obedecer ao chefe de Direcção a mandado dos grandes patrões da Comunicação Social, estes (donos) só lhes interessa a direita porque sabem que esta ideologia estará sempre mas sempre ao lado do grande capital! Resultado, o jornalista em Portugal não pode exercer o verdadeiro jornalismo, porque de contrário ficará bem depressa sem o seu emprego... E claro, um povo inculto sem formação básica, vai na conversa desta gente que lhes entra pela casa a dentro, através dos canais de televisão... Enfim... Estamos como nos países do terceiro Mundo... Povo inculto mais sem o mínimo de formação dá igual a ignorância...
  • Manuel António Silva
    24 jan, 2016 Porto 21:17
    Mais 10 anos de Cavaco... Os portugueses tem mesmo o que realmente merecem... Um povo que continua inculto! Um povo que continua ignorante! Um povo que adora o Amor da porrada! Um povo agarrado, com raízes muito profundas aos 40 anos de uma ditadura de Oliveira Salazar... Até já os nossos irmanos espanhóis gozam com os portuguesinhos como eles dizem! "Os portuguesinhos nunca mais saem da cepa torta... Santa ignorância deste povo! Coitaditos...

Destaques V+