Tempo
|
A+ / A-

Quer mesmo a reforma antecipada? Prepare-se para que o Estado lhe faça esta pergunta

21 jan, 2016 - 07:39

É uma das alterações que o Governo pretende introduzir no acesso às pensões e reformas. Pessoas com longas carreiras contributivas também vão ver mudanças.

A+ / A-

O Governo pretende alterar as condições de acesso às reformas antecipadas. O Estado quer passar a informar os interessados sobre valor da pensão e permitir-lhes voltar atrás na intenção de se reformarem.

“Ao contrário do que se passava até agora, que uma pessoa, quando pedia a reforma e lhe era atribuída, tinha de se reformar, agora o Estado vai informar a pessoa do valor da pensão e perguntar se quer manter o pedido de reforma. Isto, no caso das reformas antecipadas”, explicou o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social na quarta-feira à noite, na SIC Notícias.

Segundo Vieira da Silva, trata-se de “dar à pessoa a oportunidade de pensar duas vezes antes de embarcar numa solução que pode parecer interessante do ponto de vista do curto prazo, mas que tem atrás de si cortes que podem chegar aos 50% da pensão a que a pessoa teria direito se permanecesse no mercado de trabalho”.

Além disso, é intenção do Governo suavizar os cortes a quem peça a reforma antecipada e tenha uma carreira contributiva longa.

“Há pessoas que, em Portugal, têm carreiras contributivas que se aproximam dos 50 anos. Essas pessoas não devem ser obrigadas a trabalhar até aos 66 anos”, defendeu o ministro.

Vieira da Silva reconhece que já existe legislação sobre a matéria, mas considera que o modelo é “extremamente penalizador para as pessoas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Pinela
    28 mar, 2016 Montijo 18:29
    Tenho 59 anos faço 60 anos em Julho e 47 anos de descontos para a segurança social .Será que tenho de trabalhar atė aos 50 anos de descontos para ter uma reforma condigna.Sem maisde momento. Carlos pinela.
  • Fernanda Maria Brito
    27 mar, 2016 Prior velho 19:55
    Tenho 41 anos descontos e 55 idade serei mt penalizada? Com o ordenado mínimo?
  • Fátima
    17 fev, 2016 Leiria 19:21
    Senhor Manuel, eu tenho resposta para si, mas é comprida, se a desejar em envio-lha por e-mail
  • silva
    22 jan, 2016 Portugal 20:29
    Ponto nº1:- Isso de ser informado do valor a receber no caso de alguém pedir a reforma antecipada, não é notícia relevante, porque até aqui, qualquer pessoa podia pedir uma simulação antes de pedir a reforma e já ficava a saber quanto iria receber, sem grande margem de erro, pelo que poderia ou não decidir. Ponto nº 2:- Qualquer pessoa deveria poder reformar-se SEM QUALQUER PENALIZAÇÃO DESDE QUE TENHA NO MÍNIMO 40 ANOS DE DESCONTOS. 40 ANOS A TRABALHAR NÃO SÃO 40 DIAS NEM 40 MESES. Estou a falar de trabalho e não de certos empregosinhos de “carácácá” a que muitos pretendem chamar de trabalho. As empresas que estão bem financeiramente deveriam SER OBRIGADAS A ADMITIR UM TRABALHADOR JOVEM POR CADA TRABALHADOR VELHO QUE SAISSE. TODOS FICARIAM A GANHAR: A EMPRESA PORQUE GANHARIA UM NOVO TRABALHADOR, COM OUTRA DINÂMICA, E CONHECIMENTOS MAIS ABRANGENTES (OS JOVENS NÃO SÃO TODOS DROGADOS, DESLEIXADOS E IRRESPONSÁVEIS, DESSES “NÃO REZA A HISTÓRIA, SE QUEREM ENTRAR NOS QUADROS DUMA EMPRESA TÊM QUE SABER SER RESPONSÁVEIS E ENFRENTAR A VIDA COM SERIDADE E DETERMINAÇÃO, SENÃO VÃO APRENDER PRIMEIRO O QUE A VIDA CUSTA) DEPOIS, GANHARIAM OS TRABALHADORES VELHOS, POR QUE SE JÁ TRABALHAM HÁ 40 ANOS, JÁ MERECEM DESCANSAR, PORQUE AS FORÇAS JÁ ESTÃO A FICAR DEBILITADAS, E POR FIM, SERIA DESTE MODO SERIA ASSEGURADA A SUSTENTABILIDADE DA SEGURANÇA SOCIAL. 3º Ponto:- DEVERIAM SER RETIRADAS AS PENALIZAÇÕES PARA OS ORDENADOS MAIS BAIXOS, QUEM TEM UM ORDENADO MISERÁVEL AINDA QUE SEJAM DE POUCO MAIS DE 600€ NA PRÁTICA SÓ RECEBE 500€, PELO QUE, SE FOR PENALIZADO COM 6% AO ANO, MAIS O FACTOR DE SUSTENTABILIDADE É OBRIGADO A ARRASTAR-SE A TRABALHAR PORQUE NEM DINHEIRO PARA PAGAR UM LAR DE IDOSOS VAI TER, SOBRETUDO SE NÃO TIVER FILHOS, OU ENTÃO TERÁ DE TRABALHAR ATÉ À MORTE. 4º Ponto:- TER EM CONTA QUE OS TRABALHOS NÃO SÃO TODOS IGUAIS. UNS PROVOCAM MAIS DESGASTE NA SAÚDE DO QUE OUTROS. SE UMA PESSOA TEM UM ORDENADO PEQUENO, QUER PEDIR A REFORMA ANTECIPADA É PORQUE JÁ NÃO PODE MAIS. SE UMA PESSOA TEM UM ORDENADO BOM OU RAZOÁVEL, É SINAL QUE NÃO TEM UM TRABALHO, TEM UM “PASSATEMPO” A QUE MUITOS PRETENDEM CHAMAR DE TRABALHO, E, SE QUER PEDIR A REFORMA É PORQUE NÃO PRECISA DESSE EMPREGO JÁ GANHOU DINHEIRO SUFICIENTE. SERÁ QUE É ASSIM TÃO DIFÍCIL FAZER UMA LEI JUSTA E EQUILIBRADA???!!!!
  • Jordan
    22 jan, 2016 Gaia 02:52
    Qualquer dia o Estado colocará a pergunta de outra forma : Deixamos de ter condições financeiras para pagar as reformas e como alternativa passaremos vales no valor da reforma que depois poderá utilizar para pagar as suas despesas ?
  • António Pereira
    21 jan, 2016 Olivais Norte 15:16
    Era bom que isto das reformas antecipadas entrassem no orçamento de 2016 e contemplassem as pessoas com carreira contributivas entre os 40 e 50 anos de descontos e com o mínimo de penalização possível esta medida daria lugar a mais emprego para os mais jovens.
  • bintoito
    21 jan, 2016 penteado 13:55
    Invenção de banheira mal cheirosa. Já se podia fazer a simulação antes de decidir. Se querem inventar vão para o Beato de pá e pica na mão á procura de petróleo.
  • Manuel
    21 jan, 2016 Barreiro 12:55
    Gostaria de saber,se alguém me sabe informar relativamente ao seuinte caso concreto. 57 anos e sete mesesde idade,40 anos de descontos. Existe direito a antecipação de reforma de três anos ? pelo facto de por cada 3 anos a mais que os 30 de descontos dar direito a um ano de de antecipação da idade de reforma reduzindo dessa forma a minha idade de reforma para os 63 anos e dois meses. Coloco esta questão porque, quer na segurança social quer em informação recolhida na internet já me informaram que tinha direito a essa redução e tambem que não tenho direito a qualquer redução na idade de reforma por ter mais de 30 anos de descontos.Se houver alguém que me saiba esclarecer agradeço !
  • Lucia
    21 jan, 2016 Lisboa 12:42
    Isso reformas e subsidios de desemprego devia ser tudo pago na totalidade sempre com o memo calculo para todos.
  • JR
    21 jan, 2016 Lisboa, Puto 12:22
    Sessenta anos e quarenta e três de descontos e mandar tudo para casa e empregar os jovens.

Destaques V+