Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Se viajou para um país afectado pelo vírus zika, consulte o seu médico

17 jan, 2016 - 14:00

Recomendação da Direcção-Geral da Saúde estende-se a todos, mas de forma particular a grávidas.

A+ / A-

A Direcção-Geral da Saúde recomenda que todas as grávidas oriundas de países afectados pela doença por vírus zika, transmitido por picada de insecto, contactem de imediato um médico, conselho estendido aos outros viajantes apenas em caso de apresentarem sintomas.

Num alerta publicado no seu site, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) aconselha os viajantes provenientes de uma área afectada, que apresentem até 12 dias após a data de regresso os sintomas da doença, que contactem a linha de saúde 24 referindo a viagem recente.

Quanto às mulheres grávidas que tenham permanecido em alguma dessas afectadas, é recomendado que “consultem o seu médico assistente mencionando a viagem”.

No entanto, a DGS salienta que o vírus zika não se transmite de pessoa a pessoa, mas apenas por picada de mosquitos infectados, sendo os sintomas em geral ligeiros e caracterizados por febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares.

A maior preocupação relativamente às grávidas prende-se com o facto de existirem suspeitas, ainda não inteiramente comprovadas, de que a doença possa provocar alterações fetais durante a gravidez, em particular microcefalia.

Em Portugal já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Ricardo Jorge, quatro casos que ocorreram em cidadãos portugueses regressados do Brasil, mas que evoluíram favoravelmente.

Recentemente, foram notificados casos de doença por vírus zika no Brasil, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Fiji, Guatemala, México, Nova Caledónia, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Samoa, Ilhas Salomão, Suriname, Vanuatu, Venezuela, Martinica, Guiana Francesa e Honduras.

A DGS recomenda ainda a quem se deslocar para uma dessas regiões que tome especiais precauções, aconselhando-se na Consulta do Viajante e cumprindo as recomendações das autoridades locais.

Estas pessoas devem também assegurar protecção contra picada de mosquitos, utilizando vestuário adequado, optando por alojamentos com ar condicionado, usando repelentes e evitando a exposição nos períodos do dia em que os mosquitos picam mais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J. G.
    17 jan, 2016 Portugal 17:02
    «Consulte o seu médico». Mas como? Eu nunca tive médico!!! Tenho de ir à procura de médicos pagando-lhes bem caras as consultas para me receitarem venenos pelos quais eles, médicos, têm uma comissão. Para ir às "urgências", como sempre, corro o risco de sair de lá pior do que o que entrei, ou então, eles também não sabem o que se passa comigo e mandam-me embora...

Destaques V+