Tempo
|
A+ / A-

Perfil

Assunção Cristas, a ministra que aboliu as gravatas

14 jan, 2016 - 16:52

"Rigor, afinco e trabalho". A sua fórmula para tudo em que se mete, conforme disse numa entrevista a antiga ministra e mãe de quatro filhos.

A+ / A-

A candidata à liderança do CDS-PP Assunção Cristas destacou-se enquanto ministra da Agricultura, depois de Paulo Portas a ter trazido para o partido quando deu nas vistas na campanha contra a despenalização do aborto.

No XIX Governo Constitucional, começou por acumular o Ambiente com a Agricultura, mas a pasta da lavoura é que moldaria a sua imagem mediática.

De motivação ambientalista e aguçado sentido mediático seria a primeira medida que tomou depois de tomar posse: abolir as gravatas no ministério e diminuir o consumo de ar condicionado.

Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça nasceu em 1974 em Luanda, mas cresceu em Lisboa e foi na capital que enveredou pela carreira académica, doutorando-se em Direito Privado pela Universidade Nova de Lisboa, onde se tornou professora.

A entrada na cena política deu-se em 2002, com o convite da então ministra da Justiça Celeste Cardona, para o cargo de sua adjunta, colocando a tese de doutoramento em pausa, para assumir as funções no Governo de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Durão Barroso.

Depois, integrou o Gabinete de Política Legislativa e Planeamento até 2005, voltando depois à vida universitária, mas uma intervenção no programa "Prós e Contras" da RTP, em plena campanha para o referendo de 2007 à descriminalização do aborto, despertou a atenção de Portas, em busca de quadros para a renovação do CDS-PP.

O convite para integrar a Comissão Política dos centristas não tardou e o "rigor, afinco e trabalho" - a sua fórmula para tudo em que se mete, conforme disse numa entrevista - levaram-na até à posição de cabeça de lista nas eleições legislativas de 2009 pelo círculo de Leiria, distrito pelo qual tem sempre concorrido.

Mãe de quatro filhos, Assunção Cristas foi a primeira mulher a estar grávida durante o exercício das funções de ministra e Paulo Portas gosta de dizer que algumas reuniões no partido passaram a realizar-se durante o dia para que a sua vice-presidente pudesse dar mais assistência à família.

Actualmente, Cristas exerce as funções de deputada e de vice-presidente do CDS-PP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+