Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maioria das vítimas em Istambul são alemães

12 jan, 2016 - 14:54

O método e o alvo levam a crer que se trata de um atentado do Estado Islâmico, mas a autoria da explosão, que matou, pelo menos, 10 pessoas, não foi ainda reivindicada.

A+ / A-

A maioria das vítimas do atentado que esta terça-feira de manhã abalou o centro turístico de Istambul são alemães. De acordo com fontes oficiais turcas, há pelo menos nove alemães entre os mortos.

Segundo a agência Reuters, um bombista suicida fez dez mortos e 15 feridos, depois de se fazer explodir numa zona muito frequentada por turistas.

O primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, já contactou a chanceler Angela Merkel para expressar as condolências pelas vítimas alemãs e convocou de emergência uma reunião de crise do governo em Ancara. Foram chamados os principais responsáveis pela segurança no país, como o ministro da Administração Interna, Efkan Ala e o chefe dos serviços secretos, Hakan Fidan, entre outros membros do Executivo. Apontando o dedo ao Estado Islâmico, Davutoglu disse que a Turquia não se vai deixar intimidar. "Enquanto não eliminarmos o Daesh [Estado Islâmico] continuaremos a combater em casa e com os nossos aliados da coligação", insiste.

O Presidente turco, Tayyip Erdogan, já veio a público dizer que o bombista foi identificado como sendo um cidadão sírio e embora o atentado não tenha sido reivindicado as principais suspeitas recaem sobre o auto-proclamado Estado Islâmico.

De acordo, com as primeiras investigações, o homem-bomba terá entrado no país a partir da Síria e não estava referenciado como possível extremista.

A praça Sultanahmet é um dos pontos turísticos mais visitados em Istambul e situa-se junto à Mesquita Azul e à Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia.

Há outros grupos que têm levado a cabo atentados na Turquia, como os de extrema-esquerda ou os independentistas curdos, mas o facto de o alvo ter sido uma zona turística leva a crer que se trata de jihadistas.

O país está em alerta desde Outubro, quando dois bombistas suicidas provocaram 103 mortos em Ancara, depois de se fazerem explodir junto de um protesto pacífico.

[Actualizado às 19h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zeca
    12 jan, 2016 Tavira 20:34
    Vá Erdogan, vai lá agora abater aviões russos, atacar o PKK e dar armas aos terroristas do DAESH.
  • Arlindo Soares
    12 jan, 2016 Porto 19:12
    Isto não acontece por acaso.

Destaques V+