Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino básico. Um vai e vem de exames

08 jan, 2016 - 07:58 • Manuela Pires

Aguarda-se a divulgação do modelo integrado de avaliação para os alunos do ensino básico, que deverá acontecer esta sexta-feira.

A+ / A-

A avaliação dos alunos do ensino básico tem sido alvo de constantes mudanças, sobretudo nos últimos anos. Esta sexta-feira, deverá ser divulgado o novo modelo do Ministério da Educação.

Um mês e meio depois de tomar posse, e depois de ter acabado com os exames do 4º ano, o novo ministro promete uma solução integrada de avaliação e aferição para o ensino básico, que deverá integrar os exames de Português e Matemática e ainda o teste de inglês do Cambridge no 9º ano.

É a mais recente mudança num sector que tem vindo a sofrer alterações frequentes desde o final dos anos 80, desde a Prova Geral de Acesso do governo de Cavaco Silva, que acabou por desaparecer, até às provas globais do 3º ciclo, banidas por Maria de Lurdes Rodrigues, em 2007.

Nessa altura, a ministra da Educação de José Sócrates manteve os exames nacionais a Português e Matemática, lançados em 2004 pelo PSD.

É também no governo socialista que surgem as provas de aferição para o 4º e 6º anos, provas de Matemática e de Português que não contam para nota e que não eram obrigatórias.

Depois, Nuno Crato muda tudo em 2012 e os exames do 6º ano passam a contar para a nota. Em 2013, é a vez dos do 4º ano assumirem mais peso na avaliação final do aluno.

O modelo integrado de avaliação para os alunos do ensino básico deverá ser conhecido esta sexta-feira. O ministro Tiago Brandão Rodrigues prometeu divulgar o plano em detalhe até ao final desta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    08 jan, 2016 Santarém 19:44
    Parece incrível como todos os governos brincam com a "educação" e nenhum encontra uma forma estável e eficaz para a melhorar, o ensino parece andar à tona de água e sobretudo ao prazer de ideologias políticas o que é muito mais grave ainda.

Destaques V+