Emissão Renascença | Ouvir Online
Pedro Azevedo
Opinião de Pedro Azevedo
A+ / A-

A vítima Lopetegui

07 jan, 2016 • Opinião de Pedro Azevedo


Julen Lopetegui foi vítima dos resultados, das exibições, da contestação dos adeptos, do ambiente geral em torno da equipa e… de si próprio!

O treinador espanhol nunca conseguiu passar a mensagem sobre as suas ideias de jogo e as opções tomadas, por exemplo quando poupou dez jogadores frente ao Marítimo ou quando mudou o sistema em Londres porque não tinha André André e Aboubakar não estava nas melhores condições.

Por outro lado, a rotação de jogadores foi quase sempre incompreendida e muitas vezes mal sucedida.

A relação com a imprensa, com os adeptos e com os jogadores - como se percebeu após o encontro com o Rio Ave ao não tirar as mãos dos bolsos quando os jogadores passavam para o túnel de acesso aos balneários - nunca foi a melhor.

Na época passada, Lopetegui não venceu nenhum troféu. Teve a atenuante da adaptação à cultura do clube e do futebol português. Esta temporada a margem de erro era mais reduzida. A equipa não é tão forte como a do ano passado mas foi contratado o jogador mais caro da história do futebol português, Imbula - estranhamente pouco utilizado pelo treinador espanhol - e chegaram nomes sonantes como Casillas, Maxi Pereira e jogadores interessantes como Layún, Danilo Pereira e Corona.

O FC Porto falhou o acesso à fase a eliminar da Liga dos Campeões e em cinco dias, após a passagem do ano, caiu de líder para o terceiro lugar, a quatro pontos do Sporting.

A contestação subiu de tom e parecia não ter retorno. Acabou por acontecer o inevitável. Os adeptos suspiram de alívio e dão tréguas aos lenços brancos. A SAD portista, 611 dias depois, dá a mão à palmatória a um flagrante erro de casting.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manel
    08 jan, 2016 lx 12:59
    estas crises nos maiores clubes portugueses tem um nome foi um" clubezeco" que apareceu agora chamado Sporting Clube de PORTUGAL, e ainda agora RENASCEU!!!!!!!!!!!!!so tem 3 Aninhos ainda a missa vai do adro!!!!!!
  • Phantom
    08 jan, 2016 Ver-o-mar 10:41
    Correcção, o FCP não está em 3 lugar, uma vez que em confronto directo com o SLB está em vantagem.