Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Da rua para a sua casa. Museu de Arte Antiga leiloa quadros que embelezaram Lisboa

06 jan, 2016 - 09:33

Museu pretende assim conseguir comprar uma nova obra: a tela "A Adoração dos Magos", que Domingos Sequeira pintou em 1828.

A+ / A-

As cópias que o Museu Nacional de Arte Antiga pendurou nas ruas de Lisboa vão a leilão esta quarta-feira. A base de licitação é 100 euros cada uma, um valor simbólico para as réplicas das pinturas famosas mais mediatizadas de sempre em Portugal.

O leilão é a segunda fase da iniciativa “ComingOut”, que embelezou lisboetas e turistas que passaram por algumas ruas da capital. Algumas obras foram mesmo levadas por desconhecidos.

“Fazia parte da experiência ver o que iria acontecer”, afirma à Renascença o director do museu, António Filipe Pimentel.

“Em 48 horas, poderia haver destruição total ou parcial, actos de vandalismo, mas o que aconteceu foi uma preservação praticamente a 100% das obras, até das que foram apropriadas para uso privado e aquela experiência da margem Sul, que acabou por ser uma apropriação para uso público. Quando as pessoas se apropriaram, não destruíram; apropriaram-se da beleza daquelas imagens”, considera.

António Filipe Pimentel diz ainda que, com o leilão, “as pessoas podem adquirir uma relíquia de um projecto e com isso mobilizarem-se generosamente para contribuir para a aquisição de uma nova obra.

A ideia é juntar dinheiro para a compra de outras obras. “Na verdade, trata-se de uma mobilização a favor desta nova causa de aquisição de uma obra central do património artístico português para o museu que é de todos”. A obra é causa é a tela "A Adoração dos Magos", que Domingos Sequeira pintou em 1828 e da qual o Museu Nacional de Arte Antiga possui o desenho final e vários outros preparatórios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+