Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O livro de Hitler

04 jan, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Há décadas li uma parte do livro. Não consegui ler mais, de tal modo a prosa era confrangedoramente primária e demagógica.

Causa preocupação e controvérsia a reedição do livro de Hitler “O meu combate”, publicado pela primeira vez há 90 anos. Até ao fim de 2015 os direitos do livro pertenciam ao Estado da Baviera, que não permitia reedições na Alemanha. Estas são agora livres.

Há décadas li uma parte do livro. Não consegui ler mais, de tal modo a prosa era confrangedoramente primária e demagógica. É um longo panfleto anti-semita, partindo de que no mundo se trava uma luta mortal de raças: a raça ariana será derrotada se não eliminar as outras raças, consideradas inferiores, em especial a raça judaica.

Poderá uma ideologia tão absurda e desumana convencer hoje alguém? Diria que não, até porque sabemos o que aconteceu depois. Mas em 1933 Hitler chegou ao poder em eleições, num país civilizado e culto. Hoje vemos as boçalidades de D. Trump, nos EUA, a renderem nas sondagens...

Uma coisa é certa: exceptuando apelos à violência, não é calando as opiniões, por mais abstrusas que sejam, que as derrotamos. É combatendo-as com argumentos racionais, capazes de convencer as pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amora
    07 jan, 2016 Lisboa 22:10
    Interessante artigo..., embora denote alguns erros colaboracionistas com a hipocrisia que se vive. Será que uma ideologia absurda e desumana, consegue convencer hoje alguém? A ideologia abortista, hedonista, também é absurda e profundamente humana e convence muito mais gente do que os socialistas de ontem. Quanto a boçalidades, o que dizer do que dizia, além do que faziam, M. Soares e outros socialistas, como a criminosa descolonização ou nacionalizações e outros crimes económicos? Prefiro as do Americano que enriqueceu os EUA e colabora no bem estar de muitos americanos...., ao invés, M. Soares e muitos socialistas, fazem o contrário, empobreceram os portugueses à custa dos quais vivem!
  • joão fazendeiro
    06 jan, 2016 Almas de Freire 02:00
    Leu deste livro uma pequena parte, tal como deve ter acontecido com todos os outros que tentou ler... e na diagonal!
  • Paula Castro
    05 jan, 2016 Coimbra 14:34
    Ó Sr. Cabral olhe que algumas coisas que tenho lido por aqui, e escritas pela sua pena, também não abonam muito a seu favor ou da igreja que o sustenta!
  • Malaquias
    04 jan, 2016 Mesopotanea 12:43
    Diz o dr Francisco S.Cabral: " não é calando opiniões, por mais abstrusas que sejam, que as derrotamos ". Ó dr Francisco: mas o senhor e a sua igreja, que não é a igreja do Deus verdadeiro, continuam a censurar e silenciar a voz dos novos profetas! O sr não consegue enxergar isso? Ó dr Francisco: renasça, renasça e ajude a limpar a cegueira da sua igreja . Transforme - a numa igreja de Cristo e não numa igreja à vossa maneira. O Dr Francisco diz que Hitler chegou ao poder em eleições . Neste tempo os políticos que têm destruído a economia desta Nação Portuguesa não têm chegado ao poder com o voto do Povo.?! Quando Sócrates destruía a economia do País não se ouviu uma voz de aviso da igreja católica. Depois, quando foi necessário cortar, os mais altos responsáveis da igreja começaram a protestar contra a austeridade. Tenho grandes motivos para perguntar à igreja católica portuguesa: que pastores tens? São pastores de ovelhas ou de cabritos? Como pastores, sabeis o significado da palavra " APASCENTAR "?