Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugueses descobrem proteína chave na doença de Parkinson

30 dez, 2015 - 09:42

“O nosso estudo abre portas a novas perguntas e relembra-nos que há ainda muito a fazer para se compreender a base molecular destas doenças", afirma o investigador Tiago Outeiro.

A+ / A-

Uma equipa de investigadores portugueses descobriu que uma proteína, até agora subvalorizada na doença de Parkinson, pode, afinal, desempenhar um papel importante.

O grupo liderado pela dupla Sandra Tenreiro e Tiago Outeiro, do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, estudou mais em pormenor a proteína beta-sinucleína, semelhante a uma outra, da mesma família, a alfa-sinucleína, que é tida como crucial no desenvolvimento da doença degenerativa.

A equipa detectou que a beta-sinucleína também pode ser tóxica para as células e interage com a alfa-sinucleína.

Para Tiago Outeiro, a descoberta pode ser promissora. "Talvez possamos utilizar esta proteína [a beta-sinucleína] como alvo terapêutico” para a doença de Parkinson", afirmou à agência Lusa, acrescentando que se trata de uma das metas para futuros estudos.

"O nosso estudo abre portas a novas perguntas e relembra-nos que há ainda muito a fazer para se compreender a base molecular destas doenças a que chamamos sinucleinopatias", como a doença de Parkinson, assinalou o investigador, citado num comunicado esta quarta-feira divulgado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Os resultados da investigação foram publicados na revista científica “Human Molecular Genetics”.

A doença de Parkinson não tem cura e afecta os movimentos corporais, conduzindo a tremores, rigidez, instabilidade na postura e a alterações na marcha, descreve a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson na sua página na internet.

Aparece quando os neurónios de uma determinada região do cérebro (chamada substância negra) morrem. “Quando surgem os primeiros sintomas, já há perda de 70 a 80% destas células", adianta a associação.

Segundo o comunicado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, a doença de Parkinson atinge cerca de 20 mil pessoas em Portugal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jjoaquim carreiras
    09 set, 2016 MASSAMa 02:05
    E COM GRANDE ORGULHO QUE SOU PORTUGUES. PARABENS A ESTES DOIS GRANDES pa E COM GRANDE ORGULHO QUE SOU PORTUGUES PARA VER ESTES PATRIOTAS QUE LEVAM O BOM NÓME DO NOSSO PAIS A TODAS AS PARTES DO MUNDO. AFINAL NEM TUDO É MÃU NESTE CANTINHO A BEIRA MAR PLANTADO. QUE GRANDE LI'CAO QUE DERAM A TANTOS CORRUPTOS DELINQUENTES E OUTROS QUE SO SABEM MINAR A SOCIEDADE. POIS ENTAO VAO-SE EMBORA PARA UMA ILHA DESERTA E DEIXAM ESTES JOVENS TRABALHAR.NAO SEI SE EXISTE CKOMO ALTERNATIVA PARA ESTAS SANGUESSUGAS A ILHA DA VERGONHA. OBRIGADO A ESTES PORTUGUESES (VALE SEMPRE A PENA DESDE QUE A ALMA NAO SEJA PEQUENA). HEROIS DO MAR...
  • anabela
    30 dez, 2015 santa iria de azoia 12:49
    Parabens e estamos todos o meu muito obrigado é uma doença que me assusta espero que todos sem diferenças e que necessitam possam ser medicados desejos de concretizem estevosso nosso sonho
  • rosinda
    30 dez, 2015 palmela 12:02
    Se os portugueses ficam impedidos de trabalhar como e que a meo quer que tenhamos dinheiro para lhes pagar!
  • rosinda
    30 dez, 2015 palmela 11:54
    A meo tambem devia ter uma chave rapida para tratar doencas quando as trovoadas passam e deixam as pessoas sem televisao e sem internet! A internet hoje em dia e uma ferramenta de trabalho e so ensacar dinheiro e depois nao tem gente suficiente no terreno!!

Destaques V+