Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulo Portas deixa liderança do CDS. "Chegou a hora de uma nova geração"

28 dez, 2015 - 22:06

Foi convocado um conselho nacional do partido para 8 de Janeiro, para agendar um congresso electivo.

A+ / A-

Veja também:


Paulo Portas não se vai recandidatar à liderança do CDS-PP. A "decisão definitiva" foi anunciada esta segunda-feira à noite, numa reunião da comissão política do partido.

"Ao fim de 16 anos, não me podem pedir mais. Chegou a hora de uma nova geração", disse Paulo Portas aos restantes dirigentes do CDS.

Foi convocado um conselho nacional do CDS para 8 de Janeiro, para agendar um congresso. No CDS os congressos são electivos. Será nessa reunião magna que vai escolhido o novo líder do partido.

Para esta segunda-feira à noite é esperado um comunicado do CDS.

Paulo Portas está na presidência do CDS há oito anos, mas já tinha presidido anteriormente aos destinos do partido.

É o líder partidário há mais tempo em funções. A sua liderança no CDS-PP começou em 1998, no Congresso de Braga. Desde então, só esteve dois anos fora da direcção centrista, o período entre 2005 e 2007

Entre 2002 e 2005, integrou os Governos de coligação com o PSD, liderados por Durão Barroso e Pedro Santana Lopes. Nesse período, ocupou as pastas de ministro de Estado e da Defesa Nacional e de ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar.

Com a vitória do socialista José Sócrates com maioria absoluta nas eleições legislativas de 2005, Paulo Portas demitiu-se da liderança do CDS e foi substituído por Ribeiro e Castro.

Em 2007 voltou à presidência do CDS. Em 2011, após a queda do Governo de José Sócrates e da chegada da troika, fez uma coligação pós-eleitoral com o PSD de Pedro Passos Coelho. Nesse Governo ocupou as funções de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, onde apostou no conceito de diplomacia económica.

O Verão de 2013 foi quente. Em Julho desse ano, apresenta a sua "demissão irrevogável". devido à escolha de Maria Luís Albuquerque para o lugar de Vítor Gaspar no Ministério das Finanças. Passos Coelho não aceita e Portas é promovido a vice-primeiro-ministro.

O Governo PSD/CDS resiste até ao final da legislatura e vence as eleições legislativas de Outubro deste ano. Mas o executivo dura poucos dias. Sem maioria, acaba por ser derrubado pela esquerda no Parlamento e Paulo Portas passa de ministro a deputado da oposição.

[notícia actualizada às 03h09 - conselho nacional marcado para 8 e não 7 de Janeiro]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joca
    13 mar, 2016 Terra 18:58
    Ou muito me engano, ou o Portas demitiu-se para não ter de lidar com a sua nemesis, Marcelo Rebelo de Sousa. Ninguém neste país, muito menos os envolvidos, se esquecerá nunca do episódio da vichyssoise. Pela boca morre o peixe, e o Paulinho já morreu e ressuscitou muitas vezes (política nunca/líder do CDS, ódio/apoio a Cavaco, irrevogável/revogável), mas desta vez parece que chegou ao fim da picada.
  • rosinda
    06 mar, 2016 palmela 02:04
    a assunçao cristas nao tem que andar a dizer para paulo portas se afastar do parlamento!Ela esta a empurrar paulo portas para comentador de televisao!Espero que paulo portas nao queira seguir os mesmos passos de marcelo rebelo de sousa para chegar a presidente da republica !Nao tem o mesmo sabor!
  • Manuel
    29 dez, 2015 Moura 00:05
    Como já estamos habituados ás decisões ( irrevogável ) deste Senhor, nunca se sabe se vai ser assim .

Destaques V+