Tempo
|
A+ / A-

Transportes públicos de Lisboa e Porto sem aumentos em 2016

28 dez, 2015 - 19:25

Governo explica que aumento não se justifica, devido à baixa dos preços dos combustíveis e à vontade de apostar nos transportes públicos.

A+ / A-

Os preços dos transportes públicos urbanos de Lisboa e do Porto vão manter-se inalterados no próximo ano, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério do Ambiente.

A notícia de que as tarifas das rodoviárias Carris e STCP, dos metros de Lisboa e Porto e da Transtejo/Soflusa (transporte fluvial) não vão sofrer aumentos em 2016, não havendo sequer lugar a uma actualização em função da taxa de inflação, foi avançada esta tarde nas edições online do "Jornal de Negócios", que citou o ministro João Matos Fernandes, e do Dinheiro Vivo.

Contactado pela Lusa, o gabinete do ministro do Ambiente explicou que os aumentos das tarifas "não se justificam", em função, nomeadamente, da baixa dos preços dos combustíveis, além de o Governo defender "o incremento da mobilidade dos transportes públicos".

Em 2015 as tarifas destes transportes também não sofreram aumentos, enquanto em 2014 o aumento médio do preço dos transportes tinha sido de 1% e no ano anterior de 0,9%.

Segundo o "Jornal de Negócios", em 2012 a subida foi de 5%, depois de em Agosto de 2011 o Governo de Passos Coelho ter decidido um aumento extraordinário destes preços, na ordem dos 15%. Em Janeiro desse ano os títulos dos transportes públicos tinham subido 4,5%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 28 dez, 2015 22:38
    Pelo menos uma boa notícia.

Destaques V+