Tempo
|
A+ / A-

Papa lembra mártires de hoje e convida ao perdão

26 dez, 2015 - 13:14 • Ecclesia

Francisco pede que famílias se deixem contagiar pela misericórdia.

A+ / A-
Papa lembra mártires de hoje e convida ao perdão
Papa lembra mártires de hoje e convida ao perdão

O Papa recordou este sábado, no Vaticano, os cristãos perseguidos por causa da sua fé, no dia em que a Igreja Católica celebra a memória do seu primeiro mártir, Santo Estêvão, e convidou todos a promover o “perdão”.

“Confiamos à Virgem Maria os que – e infelizmente são muitíssimos -, como Santo Estêvão, sofrem perseguições por causa da fé, os nossos tantos mártires de hoje”, disse Francisco, desde a janela do apartamento pontifício perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do Angelus.

A intervenção convidou os católicos a “receber e dar o perdão”, vivendo assim no seu dia a dia com um espírito de misericórdia.

“Como o nosso Pai celeste, tornemo-nos também nós misericordiosos, para que através do perdão vençamos o mal com o bem, transformemos o ódio em amor e deixemos assim o mundo mais limpo”, apelou o Papa.

Para Francisco, as “trevas” do mal são vencidas pela “luz do amor, que supera o ódio e inaugura um mundo novo”.

O Papa disse que só a capacidade de pedir e oferecer o perdão é capaz de quebrar as “correntes do rancor”.

A intervenção surge dias depois de a comunidade cristã que vive no campo de refugiados de Mar Elias, no Iraque, ter enviado uma mensagem a perdoar os jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico que os perseguiram, ameaçaram e conduziram à situação em que se encontram.

Francisco deixou votos de que a “contemplação do Menino Jesus”, nestes dias de celebração natalícia, inspire todos para uma “atitude de misericórdia e de amor”, nas famílias, nas comunidades católicas e em toda a sociedade.

O Papa agradeceu depois as “muitas mensagens” de Natal que recebeu nas últimas semanas.

“Não me é possível responder a cada um, por isso, exprimo hoje a todos o meu sentido agradecimento, especialmente pelo dom da oração”, disse.

O programa natalício do pontífice argentino prossegue este domingo com a Missa na festa da Santa Família, a partir das 9h00 ( Hora de Lisboa), na Basílica de São Pedro, celebração que vai representar o Jubileu das Famílias no ano santo extraordinário da misericórdia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    26 dez, 2015 Palmela 16:23
    Que este novo Ano de 2016, seja um ano de Paz! que a Paz se constrói com Amizade, com Alegria, Harmonia... Que se faça a vontade do Papa Francisco, que a Virgem Mãe de Jesus o proteja! e ilumine as cabeças dos homens deste Mundo, que é o nosso. Que Deus nos dê: vontade de viver, vontade de ser felizes... Que seja um Bom Ano, para todos nós.

Destaques V+