Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. José Ornelas. Um missionário em Setúbal

23 dez, 2015 - 23:37

Novo bispo vê “a igreja portuguesa num diálogo interessante”.

A+ / A-
D. José Ornelas. Um missionário em Setúbal
D. José Ornelas. Um missionário em Setúbal

Numa entrevista em que falou do Natal, da sua nova missão na diocese de Setúbal, da realidade nacional e de como deve a igreja dialogar com o mundo de hoje, D. José Ornelas, o mais recente bispo português, diz que a Europa precisa de missionários.

D. José Ornelas, padre missionário dehoniano, preparava-se para partir para Angola quando recebeu o convite do Papa para ser bispo de Setúbal. Apesar da resistência diz que “nunca disse que não a uma solicitação de serviço que me foi pedida e não vou começar a dizê-la ao Papa”.

Mas o pedido do Papa foi mais específico, “ele disse-me: ‘mas vais como missionário porque senão não vale a pena’”. E o Papa acrescentou: “a Igreja da Europa tem muita necessidade de voltar a redescobrir-se como missionária no seu próprio território”.

Depois de 12 anos fora de Portugal, D. José Ornelas diz que não vê a igreja portuguesa nada fechada. “Vejo a igreja portuguesa num diálogo interessante” e afirma que “a vitalidade de uma igreja não se mede em números”.

Nesta entrevista em véspera de Natal, o novo bispo de Setúbal explicou como concebe o diálogo com a sociedade de hoje: “O reino de Deus está no meio da gente e não está só dentro da igreja. Mesmo a ideia de missão é uma ideia de missão de ir encontrar as sementes que o espírito já lançou numa humanidade inteira. A humanidade inteira está cheia de sementes do evangelho, do Verbo.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Ferreira
    24 dez, 2015 Lisboa 09:56
    Também vê o diálogo aberto sobre a pedofilia na Igreja Portuguesa ?

Destaques V+