Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

São José. Antes de David morreram mais quatro doentes na mesma circunstância

24 dez, 2015 - 07:49

A imprensa revela que o Estado e os médicos do hospital podem ser julgados por homicídio. Mas outra manchete diz que a troika cortou na saúde o que injectou no Banif.

A+ / A-

O jovem, de 29 anos, que morreu depois de esperar três dias por uma cirurgia que era urgente, não foi a primeira vítima do facto de o Hospital de São José não ter equipa de neurocirurgia preparada para lidar com casos de aneurismas rotos ao fim-de-semana.

Segundo o “Expresso”, desde 2014 já morreram outras quatro pessoas pelas mesmas razões. Fonte do hospital, citada pelo semanário, diz que os outros casos só não deram a mesma polémica que o de David Duarte porque se tratava de pessoas “menos jovens, com familiares menos proactivos, tendo, por isso, passado despercebidos”.

O caso mais recente terá sido ainda este ano, de uma sexagenária. Em todas as situações havia fortes possibilidades de sobreviver em caso de intervenção imediata, diz a mesma fonte.

O caso de David, que foi internado numa sexta-feira ao fim do dia com diagnóstico de ruptura de aneurisma no cérebro e indicação de que tinha de ser operado com urgência, mas teve de esperar até segunda-feira para ser operado porque a equipa daquele hospital não faz fins-de-semana desde que o anterior Governo cortou nas horas extra, é também tema em “Diário de Notícias”. Segundo o jornal, tanto o Estado como os próprios médicos do São José podem vir a ser julgados por homicídio.

A procuradoria-geral da República abriu um inquérito e caso se prove que a falta de escala de médicos foi a causa, pode-se justificar uma acusação de negligência médica, omissão de auxílio ou homicídio por negligência.

Durante os três dias em que David Duarte esteve internado não se equacionou a possibilidade de chamar a equipa médica especializada para o operar, nem de pedir ajuda a outro hospital, uma vez que segundo os especialistas a transferência para um hospital que tivesse equipa de prevenção era considerado demasiado arriscado.

Um Banif de cortes na saúde

Independentemente das responsabilidades individuais, a raiz deste problema está nos cortes na saúde, que levaram enfermeiros e médicos da equipa especializada a recusar estar de prevenção ao fim-de-semana. Este dado ganha relevância à luz da revelação, feita esta quinta-feira pelo jornal "i", de que a troika cortou na saúde cerca de 1,5 mil milhões de euros, a mesma quantia que foi injectada no Banif, apesar de esta ter vindo posteriormente a entrar em colapso à mesma, obrigando a um resgate estatal.

O Conselho de Administração do Hospital de São José abriu um inquérito para apurar o que realmente aconteceu.

A tutela anunciou que pediu à administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central e à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde para apurarem eventuais responsabilidades do Hospital de São José na morte de um doente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Moreira
    24 dez, 2015 Porto 13:30
    Lá vem a velha mania portuguesa de misturar alhos com bogalhos. Neste caso os cortes tb aconteceram no norte e centro e as equipas continuam a trabalhar, por isso a justificação nao colhe. Tal como o hospital de Santarém nao tinha condiçoes para opera o doente, o Hosp. de Sao José tb não tinha, por isso o mesmo não poderia ter sido encaminhado para ali, deveria ter sido enviado para outro na zona, o Egas Moniz, por exemplo. E se aqui tb nao fosse possível, deverai ter ido para Coimbra ou Porto, onde chegaria em 2 ou 3 horas. Houve manifesta falta de avaliaçlºao da situação e houve depois inépcia para a resolver. Neste caso há q saber se, uma vez q o doente foi aceite, se contactou alguma equipa do mesmo hospital ou de outro para a intervenção cirúrgica; se esta ou aquela se recusou; se houve recusa quem quem foi o responsável pela mesma; se se fizeram esforços por perceber se o doente ainda que com algum risco poderia ter sido transferido para outra unidade... O problerma dos cortes e da recusa dos enfermeiros e pessoal de radilologia em fazer o serviço é outra questão, é só perceber como é q foi resolvida pelas ARS no resto do país. Eles nao são mais nem menos do que os outros, seguramente haverá soluçao para isso.
  • scp
    24 dez, 2015 São Brás de Alportel 12:11
    Aceito que lutem pelos vossos direitos, mas negar assistência médica, seja qual for o dia da semana, isso já não posso aceitar. Metam as vossas mãos na vossa consciência, actuem como verdadeiros profissionais!!!!
  • Americo
    24 dez, 2015 Leiria 11:36
    Segundo li no expresso, não há o serviço em causa, porque os srs. enfermeiros recusam fazer o serviço de prevenção (sem presença física no Hospital), bem como os médicos, porque só recebem 130,00 e 250,00€, respectivamente pelas 24 horas de prevenção. A ser verdade, só pergunto porque é que estes srs ainda não estão presos ? Estes srs. enfermeiros e médicos, deveriam ser enviados para África. Aí sim, talvez soubessem quanto nobre é a sua profissão e que os mesmos são indignos de a exercer.
  • Vasco Ferreira
    24 dez, 2015 Lourinhã 11:19
    Se a justiça funciona-se e se os portugueses fossem mais interventivos e não se acobardassem tanto talvez esta e outras situações como os casos da banca e etc etc não tínhamos chegado a este descalabro peço desculpa pela forma como utilizo a expressão acobardar mas isto é o que me vai na alma sinto-me triste e envergonhado.
  • asdfghj
    24 dez, 2015 dfghjksadfghj 11:19
    se os médicos e enfermeiros não querem trabalhar é dar lugar a outros que nem se importavam de trabalhar e mais barato queria m era trabalhar porque estes velhos estao agarrados a mama e nao deixam os novos trabalhar.
  • 24 dez, 2015 11:13
    Não ponham bancos à mistura nesta questão. Como já foi adiantado o problema no hospital de São José foi falta de organização de escalas e reunir a equipa no bloco. Se quisessem ajudar os que morreram no São José tinham pelo menos contactado e averiguado outros hospitais. Mais valia terem ido para Coimbra.
  • beatriz
    24 dez, 2015 algarve 09:50
    O que eu não consigo entender é se não havia urgência dessa especialidade nesse fim de semana (ou ainda pior todos os fins de semana ) então "porque raio" levaram o doente para lá? Será que em Lisboa não havia nenhum outro hospital com essa especialidade?????? É que estamos a falar da Capital do país e não de qualquer outra cidade do país. Haja vergonha e responsabilidade perante a saúde!!!!
  • Luis
    24 dez, 2015 Lisboa 08:37
    Sendo assim, estamos perante cinco crimes por homicidio involuntario.Digo eu. Se há crime, tem que haver criminosos e há e muitos. Todos terão que ser devidamente julgados. E todos por homocidio involuntario. Não pode haver excepções. Nada de responsabilidades politicas. Todos sabemos o que foi ir para "além da troika". Todos sabemos o que foi cortar a torto e a direito a uns indiscriminadamente para proteger outros. Chegou a hora de começar a exigir responsabilidades criminais a toda a corja que nos tem governado nestes 40 anos e que destruiu Portugal.

Destaques V+