Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP quer ouvir administradores e ministro sobre morte de jovem no São José

23 dez, 2015 - 17:10

O Bloco de Esquerda também já questionou o Governo sobre quais as medidas que serão aplicadas, para que o São José volte a ter equipas de neurorradiologia e de neurocirurgia vascular durante os fins-de-semana.

A+ / A-

O PCP entregou esta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Saúde um pedido de audição urgente dos administradores demissionários dos hospitais de São José e Santa Maria, na sequência da morte de um jovem devido à falta de assistência médica especializada.

Fonte do partido disse à Lusa que, além destes dois administradores, o PCP quer ouvir em sede da Comissão Parlamentar da Saúde o presidente da Administração Regional da Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, que também se demitiu na terça-feira, bem como o ministro da Saúde.

Além deste pedido, o PCP apresentou um projecto de resolução que recomenda ao governo a avaliação dos cortes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos quatro anos.

David Duarte, 29 anos, foi internado no Hospital de São José no dia 11 de Dezembro, tendo-lhe sido diagnosticado uma hemorragia cerebral provocada por um aneurisma e a precisar de uma intervenção cirúrgica rápida.

No entanto, uma vez que nesta instituição não existe ao fim de semana equipas completas de neurorradiologia de intervenção para que as operações se possam realizar, tal como acontece no Hospital de Santa Maria, o jovem acabou por morrer sem a intervenção recomendada para o seu caso.

Esta morte foi noticiada pelo "Correio da Manhã" na edição de terça-feira, no mesmo dia em que, segundo disse esta quarta o ministro da Saúde, a tutela tomou conhecimento do caso.

Na terça-feira, o Bloco de Esquerda questionou o governo sobre quais as medidas urgentes que serão aplicadas, de forma imediata, para que o Hospital de São José volte a ter as equipas de neurorradiologia e de neurocirurgia vascular durante os fins-de-semana.

O BE pretende ainda saber “quais as unidades hospitalares do país onde existem equipas de neurocirurgia vascular” e, destas, quais as que funcionam ao fim de semana.

“O Governo considera adequado elaborar uma norma de orientação clínica (NOC) para o tratamento e referenciação de doentes com ruptura de aneurisma”, questionaram ainda os bloquistas.

O ministro da Saúde determinou, entretanto, a abertura de um inquérito ao caso a realizar pela Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS), tendo também o Ministério Público aberto um inquérito ao caso da morte do jovem no Hospital de São José.

Adalberto Campos Fernandes espera receber ainda esta quarta o primeiro "relatório circunstancial" que solicitou ao CHLC sobre este caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+