Tempo
|
A+ / A-

Neurocirurgião de São José autorizou transferência de doente que morreu à espera de cirurgia

23 dez, 2015 - 16:55 • José Carlos Silva

É a resposta do INEM às perguntas da Renascença sobre as circunstâncias da transferência de David Duarte, que faleceu depois de três dias sem assistência médica adequada.

A+ / A-

Foi um neurocirurgião de serviço no Hospital de São José que aceitou a transferência de Santarém para aquele hospital de Lisboa de um homem de 29 anos com um quadro clínico que apontava para uma hemorragia cerebral. É o que garante o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) à Renascença.

O doente em questão, David Duarte, acabou por morrer a 14 de Dezembro, uma segunda-feira, sem assistência médica especializada, uma vez que o hospital não tem equipas de neurocirurgia vascular e de neuroradiologia de intervenção aos fins-de-semana.

A Renascença questionou o INEM por que razão transportou um doente com um quadro clínico que apontava para uma hemorragia quando no Hospital de São José não trabalham aquelas equipas médicas aos fins-de-semana.

Na resposta, por escrito, o INEM garante que se limitou a efectuar o transporte como lhe compete e depois de ter confirmado junto do Hospital de São José a aceitação da recepção do doente.

“Ao INEM compete garantir o transporte e confirmar junto da Unidade Hospitalar de destino a aceitação da recepção do doente. Assim foi feito, tendo a confirmação sido dada pelo neurocirurgião de serviço na unidade hospitalar que nos foi indicada como de referência”, lê-se na resposta escrita do INEM.

O Conselho de Administração do Hospital de São José abriu um inquérito para apurar o que realmente aconteceu.

A tutela anunciou que pediu à administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central e à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde para apurarem eventuais responsabilidades do Hospital de São José na morte de um doente

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Alves
    21 jun, 2022 Sintra 17:59
    A desorganização é absoluta e total. Aquilo a que vulgarmente chamaria bandalheira nacional. Lamento dizê-lo como português que sou, mas sinto vergonha, por não conseguirmos organizar-mo-nos minimamente enquanto sociedade. Nós não temos um péssimo serviço, simplesmente NÓS CIDADÃOS NÃO TEMOS SERVIÇO.
  • Armando Teles Brsil
    04 jan, 2016 Pontinha 17:56
    Não me admira estas mortes, e digo isto com conhecimento de causa. Um doente morador na Pontinha, em caso de urgência é transportado para o Hospital Beatriz Ângelo em Loures (HBA), isto quando tem o Hosp. S. Maria a 5 minutos de distância). Mas o mais grave nem é tanto o hospital de referência da sua área, ser um outro, o mais que a urgência for ao fim de semana e estiver em causa um quadro clínico que implique a intervenção de um especialista, o doente chega a Loures e é encaminhado para o H. Santa Maria, porque no primeiro ao fim de semana não há urgência de especialidade. No caso do meu familiar, não ficou chego por mera sorte, pq entre ir a Loures e vir para Lisboa, mediaram apx. 6 horas, ora se disser que o caso dele respeitava a uma situação de super cola que entrou para dentro do olho, facilmente concordarão com a expressão mera. O INEM quando recebe a chamada do cidadão, faz um infindável número de perguntas, alegadamente para despistar falsas chamadas e accionar os meios de socorro mais aconselháveis a situação de emergência em causa, e depois e depois temos os bombeiros, por puro desconhecimento (pois quero querer que desconhece que o HBA não tem urgência de especialidades ao fim de semana, se não no meu modesto entender estar-se-ia na presença de uma conduta criminosa), a transportar doentes com patologias graves, para hospitais que não os podem tratar. É o sistema nacional de saúde que temos e que o anterior governo nos deixou, palavras para quê!
  • Jose Seco
    04 jan, 2016 Lisboa 10:06
    Mas por que razão Santarém nao tem o serviço de neurocirurgia? Em França e Espanha qualquer hospital de cidade tem todos os serviços!
  • João santos
    26 dez, 2015 amora 21:06
    Nem uma palavra critica ao anterior governo, esta obra do PSD/CDS,merece o silêncio da comunicação social, subserviente ao PSD/CDS, é necessário condenar, o crime e colocar na prisão, porque um crime merece sempre, penas pesadas, ou será que só vai preço, o pobre por roubar uma banana !
  • Luísa Tadeu
    24 dez, 2015 Lisboa 13:08
    Ora até que enfim se começa a deslindar a responsabilidade do caso: 1.º. O médico de S. Jose não poderia ter aceitado o doente uma vez que sabia que não havia equipa para o operar com urgência. Deveria ter dito ao Hospital de Santarém ou ao INEM que o encaminhamento teria que ser feito para outra Unidade de Saúde através do meio mais qpropriado. 2.º Uma vez q aceitou o doente, teria que chamar uma das equipas que actuam durante a semana; 3.º Se esta se recusasse, teria que envidar esforços no sentido de trazer outra equipa de outro hospital (pelos vistos o Egas Moniz poderia ter sido contactado); 4.º Se já tinha falhado antes, só lhe restava tentar transferir o doente para onde o pudessem operar, ainda que isso pudesse oferecer algum risco. A organizaçao falhou aqui em toda a linha, acrescido do facto de já não ser o primeiro caso. Os cortes na Saúde podem estar em causa em muitas outras situações mas neste caso houve uma manifesta falta de avaliação da situação e posterior resolução do problema. Aliás, os cortes chegaram tb seguramente ao Centro e Norte do país e a situaçao aí está resolvida, o que significa q entra aqui a responsabilidade secundária da ARS de Lisboa que não tem sabido lidar com a situaçao dos mesmos e não tem conseguido resolver um assunto que os colegas do Norte e Centro resolveram. Só havia q perguntar como, hpouve tempo, uma vez que o caso se arrasta há meses.
  • Cidadão
    24 dez, 2015 Lisboa 10:04
    Deixem-se de mentiras. Sabem que morreram mais 4 pessoas nesse fim de semana! Já disse e volto a repetir não há respeito por quem está doente.
  • beatriz
    24 dez, 2015 algarve 09:52
    O que eu não consigo entender é se não havia urgência dessa especialidade nesse fim de semana (ou ainda pior todos os fins de semana ) então "porque raio" levaram o doente para lá? Será que em Lisboa não havia nenhum outro hospital com essa especialidade?????? É que estamos a falar da Capital do país e não de qualquer outra cidade do país. Haja vergonha e responsabilidade perante a saúde!!!!
  • JPTuga
    24 dez, 2015 Lisboa 00:52
    Mas afinal quanto tempo esteve o moço a aguardar a cirurgia? Mesmo não havendo equipa em Lisboa (sabe-se lá porquê) não havia um helicóptero para o levar para Coimbra ou Porto? Parece-me mais negligencia que outra coisa!!!! Alguém tem que ter a culpa e ser responsabilizado. E deixem-se lá de ministro actual e antigo e futuro. O que parece (por mais vergonhoso que pareça) é que deixaram o moço morrer para depois virem fazer "espalhafato"!!!!!
  • Pedro
    24 dez, 2015 Lisboa 00:15
    Infelizmente estes casos acontecem frequentemente em Portugal, É preciso falecer alguém para os responsáveis fazerem algo. Enfim...
  • soares
    23 dez, 2015 paris 22:52
    onde estar o responsavel da morte do Duarte.homicidio ou mais grave; talvez a equipe medica vaia receber um premeio!!!!!!!

Destaques V+