Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​O que fazer em Lisboa e no Porto na quadra natalícia? Temos cinco sugestões

18 dez, 2015 - 19:41 • Inês Rocha

Torne-se profissional das quedas no gelo, fuja do “stress” dos centros comerciais, faça panquecas e conte histórias ao ar livre, participe num presépio, oiça boa música. E depois de uma pausa para os doces de Natal… corra! Se vive em Lisboa ou Porto, descubra o que as duas cidades oferecem nesta quadra natalícia.

A+ / A-

1- Patinar no gelo

Não precisa de ter jeito para a patinagem: não há melhor do que uma tarde na pista de gelo com os amigos para se divertir, para rir das quedas dos outros e também para ganhar umas quantas nódoas negras, que condizem sempre com a "toillete" de passagem de ano.

Se estiver em Lisboa, tem muito por onde escolher:

  • Pode patinar na pista de gelo Kinder ICE, no Terreiro do Paço, que tem uma dimensão de mil metros quadrados, até dia 24 de Janeiro;
  • Na baía de Cascais, o ringue de gelo "Winter Wonderland" tem 350 metros quadrados e está aberto ao público até dia 6 de Janeiro;
  • As pistas dos centros comerciais também são uma hipótese: pode escolher entre o Dolce Vita Tejo (até 19 de Dezembro), o centro comercial Alegro Alfragide (até 10 de Janeiro) e ainda a do Fórum Montijo (até 10 de Janeiro).

O Porto tem também pistas de gelo abertas a adultos e crianças, até dia 27 de Dezembro:

  • Na Rotunda da Boavista há uma pista coberta (de 450 metros quadrados) e outra exterior (de 200 metros quadrados), entre outros divertimentos;
  • Na Avenida dos Aliados, já uma pista de gelo natural destapada, com mais de 300 metros quadrados.

2 - Fugir à correria do centro comercial

Se é daquelas pessoas que planeiam comprar todas as prendas de Natal com um mês de antecedência, mas na véspera ainda estão submersas na multidão do centro comercial, que tal dar uma oportunidade ao comércio tradicional?

Em Lisboa:

  • Na Praça do Município, o Mercado de Natal Jogos Santa Casa tem mais do que as tradicionais bancas de venda de artesanato, brinquedos e gastronomia. Este ano, até dia 24 de Dezembro, há concertos, sessões de showcooking, espectáculos para crianças, magia e artes circenses;
  • Para os amantes da sétima arte, boas notícias: o Mercado de Natal do Cinema Ideal está de regresso, com mais de 80 títulos à escolha a preços reduzidos, no fim-de-semana de 19 e 20 de Dezembro;
  • Nos dias 19 e 20 de Dezembro, ainda há versão natalícia do Mercado Crafts & Design, no Jardim da Estrela, com cerca de uma centena de projetos de autor nas áreas do design e do artesanato contemporâneo.

No Porto:

  • Christmas Market no Ateneu Artístico do Porto. De 18 a 20 de Dezembro, em plena baixa do Porto, estão à sua espera 50 expositores com roupa, acessórios, calçado, decoração, degustações, animação infantil, comida e oficinas;
  • A feira “Artesanatus” mudou-se da Cordoaria para a Praça D. João I, com milhares de produtos nacionais exclusivos feitos à mão. Aberta até 23 de Dezembro;
  • Também até 23 de Dezembro, há “Artes e ofícios do Porto” na Praça dos Poveiros, organizada pela Santa Clara - Associação de Artesãos de Vila do Conde, com o apoio da Câmara do Porto.

3 - Actividades ao ar livre

A magia do Natal também se vive nas ruas das cidades. Conheça alguns dos programas natalícios que a capital lhe oferece:

  • Assista a uma das três sessões de "videomapping" exibidas todos os dias no Terreiro do Paço, até dia 20 de Dezembro, às 19h00, 20h00 e 21h00;
  • Pode visitar o presépio interactivo com 10 metros de altura localizado na Avenida da Liberdade, desenvolvido pelos artistas Hugo Israel e Ana Viotti. Trata-se de uma instalação que se transforma em performance, uma vez que os espectadores também podem participar;
  • Se a visita à Feira Popular de Natal em Entrecampos já é tradição para si, lembre-se que se mudou para Alcântara. Está aberta até 25 de Janeiro.

Este ano, a Câmara do Porto fez uma forte aposta em actividades culturais itinerantes e ao livre.

  • Na Praça da Liberdade, pode encontrar uma instalação da autoria do colectivo Moradavaga. Chama-se "Whispering Forest" e é uma espécie de bosque em pleno coração da cidade, constituído por 41 árvores que oferecem diversas experiências, nomeadamente sonoras;
  • Espreite a intervenção artística de Hazul, intitulada “Holon”, na Praça General Humberto Delgado (a experiência é diferente se visitar durante o dia ou à noite);
  • Junto à árvore de Natal nos Aliados, não faltam actividades como oficinas de contos, ateliês de panquecas criativas, as “Lazy Sessions” (com DJs convidados), espectáculos de dança, performances, novo circo, entre outras.

4 - Música natalícia para todos os gostos

Se o Natal também é música – e não só a dos CDs que estão em “loop” nos centros comerciais - também há programação especial nas duas maiores cidades do país.

Em Lisboa, o EGEAC organizou concertos de Natal em sete igrejas e em dois espaços culturais:

  • Ainda vai a tempo de ouvir a “Missa de João Domingos Bomtempo”, dia 18 de Dezembro, na Igreja de São Vicente de Fora, pelo coro Musaico, o Ensemble Peregrinação e a Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional;
  • Domingo, 19 de Dezembro, Carolina Deslandes, Dino D’Santiago e Maria Emília Reis dão voz a temas de Natal (e não só), na Igreja de São Domingos. Todos os concertos organizados pelo EGEAC têm entrada livre.

No CCB, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Lisboa Cantat interpretam a Oratória de Natal de Bach, no dia 20 de Dezembro.

No Porto, as ruas são palco para muitos artistas:

  • As “Vozes de Natal” de três coros itinerantes têm (en)cantado as ruas da cidade. Depois do Coro Clássico do Orfeão Universitário do Porto (OUP), pode ainda ouvir, este fim-de-semana, o coro Cirac e o Coro Kyrios, dias 19 e 20.
  • O jazz e a ópera estacionam este fim-de-semana nos Paços do Concelho. Pode ouvir o Bruno Macedo Quarteto e as vozes do grupo Intermezzo nos dias 19 e 20, respectivamente.
  • Se prefere concertos “indoor”, este sábado a orquestra Sinfónica do Porto interpreta temas de Natal na Casa de Música. No dia 19, o Coro Clássico do OUP interpreta “Gloria” de Vivaldi; no dia 20, a Orquestra Barroca e o Coro da Casa da Música apresentam “Magnificat” de Bach e a Oratória de Natal de Heinrich Schutz.

5 - Correr para “desmoer”

Depois do bacalhau, do bolo-rei, das rabanadas, dos sonhos e de todas as delícias que quiser acrescentar a esta lista, nada melhor do que uma bela corrida para queimar calorias.

Dezembro é o mês das corridas de São Silvestre, com 30 provas espalhadas pelo país. Se é do Porto, vai ter que limitar-se a bater palmas aos atletas: as inscrições já estão esgotadas para a corrida que decorre no dia 27 de Dezembro.

Mas tem alternativas: de 18 de Dezembro a 2 de Janeiro há corridas de S. Silvestre de Norte a Sul do país.

Dia 26 é a vez da prova em Lisboa. São esperadas cerca de 12 mil pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+