Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aprovado roteiro para a paz na Síria

18 dez, 2015 - 23:19

Conselho de Segurança votou por unanimidade, apesar de ainda haver diferenças de opinião entre Estados Unidos e Rússia sobre o futuro no país.

A+ / A-

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução que cria um roteiro para a paz na Síria.

“O Conselho está a enviar uma mensagem clara para todos de que o tempo de parar as mortes na Síria e preparar o terreno para um Governo”, disse o secretário de Estado norte-americano.

Ainda não foram avançados os pormenores sobre este “roadmap”.

O acordo a 15 surgiu depois de Rússia e Estados Unidos, que têm defendido visões diferentes sobre a Síria, terem acordado um texto.

Apesar disso, Kerry assume que há ainda divergências sobre o futuro político do Presidente Bashar al-Assad.

Já o ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergei Lavrov disse, a propósito da resolução, que esta é “uma clara resposta às tentativas de impor uma solução fora do âmbito dos sírios”.

A guerra civil na Síria dura há cerca de quatro anos e já fez mais de 250 mil mortos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    19 dez, 2015 Cacém 07:44
    Finalmente "...aprovou por unanimidade...", queira Deus que na prática se chegue a algum entendimento! O povo Sírio precisa de PAZ! Paz verdadeira! Vamos então ver se iranianos(xiitas) e sauditas(sunitas) voltam a "embainhar" as "espadas". Se não vão "transferir" para "outro" local a guerra.....

Destaques V+