Tempo
|
A+ / A-

Costa vai tentar "corrigir o que devia ter sido corrigido há mais tempo" no Banif

16 dez, 2015 - 15:51

O Governo vai tentar, mas “ninguém ficaram surpreendido que os contribuintes paguem um preço pela operação de capitalização feita em 2012 no Banif”, avisou o primeiro-ministro.

A+ / A-

O Governo vai tentar "corrigir o que devia ter sido corrigido há mais tempo" em relação ao Banif para atenuar as perdas para os contribuintes, afirma o primeiro-ministro, numa crítica implícita à intervenção levada a cabo até agora.

No debate quinzenal no Parlamento, António Costa reafirmou que o dinheiro dos depositantes do Banif está garantido. "Entre o fundo de garantia de depósitos e o Estado, não haverá qualquer depositante que tenha ameaçado um cêntimo que seja", assegurou.

A mesma garantia não pode ser dada ao dinheiro dos contribuintes injectado no banco, disse o primeiro-ministro. .

O processo de venda do banco com sede no Funchal ainda está em curso, mas “ninguém ficará surpreendido que os contribuintes paguem um preço pela operação de capitalização feita em 2012 no Banif”, avisou.

"Vamos fazer tudo nas instituições europeias para que a perda para os contribuinte seja a menor possível. No quadro ultra-limitado e no espaço limitado de tempo que temos vamos tentar corrigir o que devia ter sido corrigido há mais tempo", declarou o primeiro-ministro.

Na segunda-feira, ao início da madrugada, o Ministério das Finanças disse, em comunicado, que está a acompanhar a situação do Banif, após a divulgação de notícias a dar conta de que o Estado se prepara para aplicar uma medida de resolução na instituição financeira.

"O plano de reestruturação do Banif, tal como é de conhecimento público, está a ser analisado pela DG Comp [Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia]. Paralelamente, decorre um processo de venda do banco nos mercados internacionais conduzido pelo seu Conselho de Administração. O Governo acompanha, como lhe compete, a evolução destes processos", acrescentava-se nesse comunicado do Ministério das Finanças.

O Banco de Portugal referiu que, em articulação com o Ministério das Finanças, "está a acompanhar a situação do Banif, garantindo, como é da sua competência, a estabilidade do sistema financeiro, bem como a segurança dos depósitos".

O supervisor financeiro adiantou no mesmo comunicado que, "tal como foi revelado pelas autoridades nacionais, europeias e pelo Conselho de Administração do Banif", o plano de reestruturação do banco "está a ser analisado pela Comissão Europeia e, em paralelo, está a decorrer um processo de venda internacional da instituição financeira conduzido pelo Conselho de Administração".

O primeiro-ministro António Costa reuniu-se, terça-feira, com os partidos com assento parlamentar para analisar a situação do Banif.

O presidente executivo do Banif, Jorge Tomé, sublinhou na segunda-feira à noite que o banco conta com uma posição de "liquidez confortável", garantindo que "os depositantes e contribuintes podem estar descansados".

Em entrevista à RTP-Madeira, Jorge Tomé classificou de "disparate perfeito" um cenário de encerramento do banco, transmitindo uma mensagem de confiança aos depositantes da instituição.

Quanto ao reembolso da última tranche dos `Cocos` (de 125 milhões de euros), que deveria ter sido feita no início do ano, mas não foi, o presidente executivo do Banif justificou-a com o colapso do BES, que `contaminou` a instituição.

O Banco tinha, no final de Setembro, cerca de 1700 trabalhadores em Portugal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • conversa da treta
    17 dez, 2015 Santarém 20:30
    Mais um com promessas que nada garantem e que pelos vistos vai seguir o caminho do governo anterior possivelmente porque não haverá outra alternativa ou seja a venda do banco, de resto é tentar transparecer a imagem de anjo mas que em breve começará a mostrar a sua verdadeira face, quanto ao resto os bancos têm administradores e é a eles que se devem exigir competência e pedir explicações, será que o senhor Costa mandará agora o senhor Salgado e vários outros desde já do governo do seu camarada Sócrates todos para a prisão? Quanto sei este senhor passou agora de prisão domiciliária para a liberdade e que disse o senhor Costa? Terá ficado calado para não molestar o seu camarada Soares tão amigo do senhor Salgado?
  • Forever
    16 dez, 2015 Estoril 19:04
    Triste sina a de um Pais, que está sujeito a gente com o perfil do anterior governo. Derrubaram o governo de Socrates que passou por a crise mundial de 2007/8, com a promessa de fazer "muito" melhor. Passados 4 anos e já sem crise, pioraram e armadilharam financeiramente Portugal.
  • Fernando Duarte
    16 dez, 2015 Lisboa 16:54
    Sr. 1º Ministro não deixe mais que aconteça estas barbaridades, se tiver que fechar o Banif que feche se tiverem que ir para despedimentos que vão, mas castiguem esses incompetentes, o povo de Portugal está cheio destas tramóias.

Destaques V+