Tempo
|
A+ / A-

Costa chama partidos para falar do Banif

15 dez, 2015 - 19:43

Situação financeira no banco leva primeiro-ministro a reunir-se com líderes parlamentares.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, está a receber os líderes parlamentares na sua residência oficial, em São Bento, para analisar a situação financeira no Banif, disse esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial do Governo.

A mesma fonte não adiantou mais pormenores sobre a série de reuniões requeridas pelo primeiro-ministro com os líderes parlamentares dos diferentes partidos.

Estas reuniões acontecem depois de o Banco de Portugal, em comunicado, ter referido que, em articulação com o Ministério das Finanças, "está a acompanhar a situação do Banif, garantindo, como é da sua competência, a estabilidade do sistema financeiro, bem como a segurança dos depósitos".

O supervisor financeiro adiantou no mesmo comunicado que, "tal como foi revelado pelas autoridades nacionais, europeias e pelo Conselho de Administração do Banif", o plano de reestruturação do banco "está a ser analisado pela Comissão Europeia e, em paralelo, está a decorrer um processo de venda internacional da instituição financeira conduzido pelo Conselho de Administração".

No domingo, ao fim da noite, o Ministério das Finanças, também numa nota à comunicação social, salientou que está a acompanhar a situação do Banif, após a divulgação de notícias a dar conta de que o Estado se prepara para aplicar uma medida de resolução na instituição financeira.

"O plano de reestruturação do Banif, tal como é de conhecimento público, está a ser analisado pela DG Comp [Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia]. Paralelamente, decorre um processo de venda do banco nos mercados internacionais conduzido pelo seu Conselho de Administração. O Governo acompanha, como lhe compete, a evolução destes processos", acrescentava-se nesse comunicado do Ministério das Finanças.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Melo
    17 dez, 2015 Carnaxide 23:52
    O tão criticado PCP perguntou inúmeras vezes ao Dr. Passos Coelho na AR qual era a situação do Banif. Nunca o sr. Coelho respondeu, depois de ter tornado o Estado o maior acionista dum banco privado nas costas dos contribuintes. E agora o que fazer? Entretanto o sr Luís Amado, ex ministro do PS que preferia um governo de direita, "senador" posto por alguns órgãos de comunicação a falar de cátedra regularmente sobre o país, foi entrevistado outra vez recentemente sem sequer lhe perguntarem, como presidente do BANIF, quando é que o banco pagaria ao Estado o gigantesco empréstimo que recebeu. À beira de mais um desastre no sistema financeiro português o jornalista questionou sim o sr. Amado sobre a instabilidade que eventuais greves possam trazer na legislatura! Só aqui mesmo, é que os trabalhadores são os culpados de tudo! Viva o capitalismo e bem hajam os "jornalistas" e papagaios seus cronistas.

Destaques V+