Tempo
|
A+ / A-

​Onde estão as “Portas da Misericórdia” em Portugal?

08 dez, 2015 - 18:56 • Filipe d'Avillez

Cada diocese do país terá pelo menos uma porta da misericórdia onde os fiéis podem obter indulgências, desde que estejam confessados, comungam e rezem pelas intenções do Papa Francisco.

A+ / A-

Uma das marcas do Jubileu Extraordinário da Misericórdia é a existência de “Portas de Misericórdia” em cada diocese e ainda nos principais santuários do mundo.

Estas portas foram estabelecidas para haver locais onde os fiéis, atravessando-as, “possam ser abraçados pela misericórdia de Deus e se comprometam a serem misericordiosos com os outros, como o Pai o é connosco”, como diz o Santo Padre na bula com que anunciou o jubileu.

A principal porta será em Roma e a primeira, que foi aberta mesmo pelo Papa Francisco antes do início oficial do ano jubilar, encontra-se em Bangui, capital da República Centro-Africana. Ao todo haverá quatro portas em Roma, uma em cada basílica papal.

Portugal não será excepção e cada diocese terá uma “porta de misericórdia”, que normalmente se situa na Catedral principal e que normalmente não coincide com a principal entrada da igreja, mas é uma entrada secundária ou mesmo uma estrutura feita de propósito.

É o que se passa no Patriarcado de Lisboa, onde para além da porta na Sé, D. Manuel Clemente decretou uma série de igrejas jubilares, espalhadas pela diocese, “para que os fiéis, fora da Igreja Catedral, possam beneficiar das graças próprias do jubileu, a palavra do perdão possa chegar a todos e o chamamento para experimentar a misericórdia não deixe ninguém indiferente”.

O mesmo se passa no Porto e Braga, mas Évora vai fazer de forma diferente, tendo apenas uma porta da misericórdia, não na Sé mas sim no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, que segundo o arcebispo “oferece melhores condições de acolhimento e de recolhimento”.

Na diocese de Leiria-Fátima, com seria expectável, haverá duas portas santas, uma na Sé, em Leiria, e outra na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

A diocese das Forças Armadas e de Segurança, que não tem uma dimensão geográfica, terá a sua porta na Igreja da Memória, na Ajuda, em Lisboa, que será inaugurada no dia 10 de Dezembro. Também aqui haverá lugar ao estabelecimento de algumas igrejas jubilares em diferentes partes do território nacional, incluindo na capela da Base Aérea das Lajes.

Não basta atravessar

A passagem pela porta da misericórdia concede aos fiéis uma indulgência plenária, mas não basta atravessar a estrutura.

Como sempre acontece com as indulgências, é necessário o fiel estar confessado, comungar e rezar pelas intenções do Santo Padre. Estes preceitos podem, se for preciso, ser cumpridos nos dias depois da passagem pela porta santa.

A Igreja ensina que o pecado fere o homem de duas formas, deixando-o com a culpa e com uma mancha. Enquanto a confissão limpa alma do penitente da culpa dos seus pecados, a mancha fica, sendo purificada no purgatório, após a morte. As indulgências permitem limpar a alma da mancha deixada por esse pecado. Assim, a indulgência pode ser obtida em nome próprio ou em nome de alguém que já tenha morrido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joaquim ignorante
    11 out, 2016 vila nova de gaia, porto, portugal 20:02
    continuo a nao saber onde estao as tais portas...
  • Henri
    19 abr, 2016 Braga 12:27
    About your last paragraph, allow me to clarify this. Jesus Christ came to save us from our sinful nature. In the old testament you needed to sacrifice animals for forgiveness, however because it was not pure blood it never took away the sinful nature. However the message of the Word of God is that Jesus Christ took over as the pure lamb that was offered for the full forgiveness of our sinfull nature. This is the main reason for the beauty of the love of God for his followers. There is no mention of any stains left after accepting the sacrifice Jesus did for us on the cross. Nobody can take his place to offer any further forgiveness... We should be celebrating Jesus alive in us, rather than trying to look down like there is no hope...
  • 14 dez, 2015 01:36
    E as outras dioceses?
  • 10 dez, 2015 18:08
    E o santuário da Nossa Senhora da Luz? ou a Basilica da Estrela? porque não terem portas da Misericórdia?
  • Gloria Marques
    09 dez, 2015 V. N. Gaia 14:23
    para mim a GRANDE marca deste Jubileu extraordinário é mostrar que as PORTAS da Misericórdia não são só de entrar , são, muito especialmente PORTAS de SAIR levando a BOA NOTÍCIA de que a SALVAÇÃO e a MISERICÓRDIA de Deus NÃO TEM LIMITES. NINGUÉM SE PODE ARROGAR O DIREITO DE LHOS IMPOR - é para TODOS!!

Destaques V+