Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O verdadeiro sentido do Natal está no Presépio na Cidade

08 dez, 2015 - 17:17 • Ana Lisboa

​Dar a conhecer o Menino Jesus à cidade de Lisboa e a todos os que nela vivem ou trabalham é o propósito desta iniciativa de evangelização organizada desde há 16 anos por leigos católicos.

A+ / A-

A partir desta terça-feira e até 22 de Dezembro, o Presépio na Cidade vai estar na Basílica dos Mártires, no Chiado, em Lisboa.

Dar a conhecer o Menino Jesus à cidade de Lisboa e a todos os que nela vivem ou trabalham é o propósito desta iniciativa de evangelização organizada desde há 16 anos por leigos católicos.

Pretende ainda lembrar a importância dos valores da família e da vida e repor o verdadeiro sentido do Natal.

Para Sofia Guedes, uma das responsáveis deste evento, “o que tentamos é viver cada vez mais o tal espírito cristão. E o que é? É um espírito de amor, de misericórdia e este ano o Ano da Misericórdia vem-nos ajudar muito a aprofundar ainda mais esta nossa certeza. É claramente chamar a atenção para o grande valor que é a família e para o grande valor que é a vida. E é estar num lugar e num tempo que são importantes, que é durante o Advento e num sítio onde passam muitas pessoas”.

Este ano tem como tema “Todos os Homens verão a salvação de Deus”.

Durante 15 dias estão previstas uma série de actividades, entre elas a Via da Alegria, “uma procissão muito simples, em que partimos do Arco da Praça do Comércio e vimos por ali fora a cantar cânticos de Natal cristãos, tradicionais. Vimos com uma Sagrada Família ao vivo e vimos até ao Presépio a cantar e com os sinos a assinalar que é Natal e que nasceu o Salvador”.

A Via da Alegria está marcada para 19 de Dezembro, às 16h00. Ao final da tarde desse mesmo dia, pelas 18h30, haverá a Bênção das Grávidas “que também todos os anos é um acontecimento importante e cada vez vai sendo mais conhecido”, refere Sofia Guedes.

O Presépio na Cidade vai estar até 22 de Dezembro, todos os dias, entre as 14h00 e as 19h00, na Rua Garrett, no Chiado, em Lisboa.

Novidades no Presépio da Cidade

Este ano há duas novidades: o Presépio vai incluir uma imagem do Papa Francisco, em tamanho real.

Sofia Guedes explicou que “assim como o Papa Francisco quis que este ano no Presépio em Roma houvesse figuras de pessoas normais e naturais, de agora, lembrei-me de o pintar a ele e colocá-lo como mais um Pastor, mais uma figura do Presépio. Portanto, vamos ter ao lado de Nossa Senhora e de S. José, vamos ter o Papa Francisco, sentado, a olhar para o Menino Jesus.

A outra novidade é uma manta de retalhos que já tinha sido feita em anos anteriores.

Agora volta a ser feita. “Pedimos às pessoas que nos tragam um quadrado de pano branco com 12 centímetros e depois com uma oração escrita”.

Os milagres que acontecem

Todos os anos acontecem “o que nós chamamos de milagres, milagres de conversão, milagres de amor”, admite Sofia Guedes.

Em seu entender, “são histórias muito comoventes e são milagres, porque quem tem fé percebe que houve ali mesmo a mão de Deus”.

E dá até um exemplo, entre muitos: “O ano passado, uma miúda que passava na rua diariamente, nunca tinha entrado numa Igreja, não era baptizada, não sabia o que era rezar, mas encontrou-se com o Presépio. Começou a ir lá dia após dia e aprendeu a rezar. Não só aprendeu a rezar. Como pôs a família a rezar, conseguiu unir os amigos dela que andavam um bocadinho a vaguear na rua. E foi baptizada este ano, em Junho. Ela própria foi falar à catequese, pediu o baptismo, recebia a liturgia diária, ia sempre que podia à Missa. Tem agora 12 anos, continuo a segui-la e é uma miúda absolutamente incrível, de vida, de alegria, de fé. E portanto, só por isso valeu a pena o Presépio o ano passado”, confessa esta responsável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fernando
    08 dez, 2015 lisboa 22:49
    É pena que não existam mais iniciativas semelhantes para ajudar a devolver ao país o verdadeiro sentido de Natal. Já estamos fartos de Coca-Cola e pais natais que nada têm a ver com os Portugueses. Eu cresci a colocar os meus sapatos na chaminé, junto ao presépio, na esperança de que o menino Jesus me trouxesse alguma prendinha. Os meus pais colocavam lá uma pequenita barra de chocolate á noite depois de eu e a minha irmã nos deitarmos, e,de manhã, logo que acordávamos, corríamos para a chaminé e ficávamos tão contentes. É deste espirito de Natal que preciso e se calhar também muita gente.
  • Deus Da Verdade
    08 dez, 2015 Infernogal 22:00
    Oh sim, a hipócrita e tão verdadeira renascença a fazer se passar por católica e decente e blah blah... ai ai.

Destaques V+