Tempo
|
A+ / A-

Receitas de turismo cresceram quase 65% desde 2009

06 dez, 2015 - 00:37

Presidente do Turismo de Portugal diz que as previsões de receitas para este ano são cerca de 11 mil milhões de euros, mais mil milhões de euros do que no ano passado.

A+ / A-

O crescimento do sector do Turismo em Portugal não é fruto de uma moda. Foi a ideia que João Cotrim Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, deixou na última sessão de trabalho do Congresso da Associação Portuguesa daa s Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre no Algarve.

Desde 2009 as receitas de turismo cresceram quase 65% e em hóspedes 35%, sendo que o crescimento dos estrangeiros foi muito superior a 50%.

As previsões de receitas para este ano são cerca de 11 mil milhões de euros, mais mil milhões de euros do que o ano passado.

E para João Cotrim Figueiredo esse crescimento não tem nada a ver com modas ou com os efeitos da Primavera Árabe.

Já são resultados consistentes. Desde 2010, apenas 10% dos 3,3 milhões de turistas a mais que chegaram a Portugal fugiram a destinos do Mediterrâneo que se tornaram mais perigosos.

Também não é por ser mais barato porque na hotelaria, os preços médios têm vindo a crescer mais que a concorrência.

E há turistas a mais? Cotrim Figueiredo diz que por enquanto não, mas é um factor a ter em conta para o país não perder as suas características.

Estes são alguns dos mitos ligados ao crescimento do turismo que Cotrim Figueiredo fez questão de desfazer.

Ainda a fazer contas, o presidente do Turismo de Portugal lembrou que os cofres do estado recebem diariamente 20 a 25 euros em impostos pagos por cada turista em alojamento, refeições e bens e serviços adquiridos. Uma receita a não desprezar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+