Tempo
|
A+ / A-

​Donos do Bataclan querem reabrir sala de espectáculos no fim de 2016

02 dez, 2015 - 14:39

“Havia uma 'joie de vivre' que foi assassinada". Nesta sala de espectáculos de Paris 90 pessoas foram mortas por jihadistas a 13 de Novembro.

A+ / A-

O Bataclan, um dos alvos dos ataques terroristas de 13 de Novembro, poderá reabrir no final do próximo ano, disseram esta quarta-feira dois dos seus proprietários a um jornal francês.

Olivier Poubelle e Jules Frutos, que agendam os concertos e detêm um terço do teatro, bem como de vários outros espaços musicais na capital francesa, falaram ao “Le Monde” de como ficaram devastados pelos atentados.

"Dois dos nossos colegas morreram, tal como profissionais da música que conhecíamos bem. Outros estão gravemente feridos. Eu não estava no teatro e estou sempre a pensar nisso", disse Poubelle. "Um socorrista disse-me: 'Você não é responsável'. Mas mesmo assim...", acrescentou.

Poubelle acorreu de imediato ao local na noite dos atentados, enquanto estava ainda em curso o cerco de três horas e as pessoas no interior do teatro estavam a ser abatidas a tiro.

"Havia mortos e feridos por todo o lado, a polícia queria saber como era a disposição da sala e o que iria encontrar atrás da porta, como chegar ao piso de cima o mais rapidamente possível", descreveu.

Os dois colegas que morreram – um técnico de luz e um assessor de imprensa – trabalhavam noutro sítio e estavam ali em lazer, a assistir ao concerto da banda de rock norte-americana Eagles of Death Metal.

A 10 cm da morte

Nenhum dos funcionários que estavam de serviço naquela noite morreu, embora Poubelle tenha dito ao "Le Monde" que vários "estiveram a 10 centímetros da morte".

Três empregados do bar esconderam-se numa arrecadação e "dois seguranças da entrada salvaram vidas", sublinhou o sócio do Bataclan ao jornal.

"Eles perceberam o que se passava quando ouviram tiros no bar. E não fugiram, entraram, abriram as saídas de emergência e gritaram às pessoas para saírem", relatou.

Segundo Poubelle, as equipas de funcionários dos cinco espaços que os dois sócios possuem têm-se mantido unidas desde os atentados, tentando oferecer uns aos outros apoio e solidariedade."Quando vi as fotos das vítimas, houve muitas que reconheci. Posso nunca ter falado com elas, mas já as tinha visto na sala de concertos ou no bar. É uma sensação horrível", disse Jules Frutos.

"A única coisa que há a dizer é que havia uma 'joie de vivre' que foi assassinada", comentou.

Os dois sócios descreveram a zona – o 11.º bairro, no leste de Paris – como uma das mais multiétnicas e de esquerda de França, mas criticaram as tentativas de rotular ou politizar os ataques.

"Eles só queriam matar tantas pessoas quanto possível", observou Poubelle.

Nenhum dos dois voltou a entrar no Bataclan desde 13 de Novembro, mas continuam a passar lá em frente todos os dias para ver as multidões e as muitas homenagens.

Estão ansiosos porque a música regresse, defendendo que a sala de concertos "não deve tornar-se um mausoléu ou um local de peregrinação".

"A equipa quer uma reconstrução, os artistas também. Falamos muito sobre isso, mas será um longo caminho", disse Frutos ao diário francês.

"Estamos mortos por agora, mas precisamos de vida. É vital que as portas se reabram", frisou.

Os Eagles of Death Metal já disseram que querem dar o primeiro concerto se o Bataclan reabrir.

O autodenominado Estado Islâmico reivindicou os atentados de 13 de Novembro em Paris, que causaram 130, entre os quais dois portugueses, e mais de 350 feridos. Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espectáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as selecções de França e da Alemanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    02 dez, 2015 Oeiras 23:36
    Não me digam que vão destruir mais um edifício histórico para construir um mamarracho.

Destaques V+