Tempo
|
A+ / A-

Clima. “Único problema é encontrar o dinheiro para os países em desenvolvimento"

30 nov, 2015 - 20:32

Jean-François Blarel considera “injusto” exigir aos países pobres que façam esse esforço sozinhos. Em entrevista à Renascença, o diplomata diz ainda que a radicalização dos jovens europeus é um fenómeno “difícil de compreender”.

A+ / A-

Na luta contra o aquecimento global, os países desenvolvidos têm que ajudar os mais pobres a garantir na transição para energias mais limpas, defende o embaixador francês em Lisboa, Jean-François Blarel, em entrevista à Renascença.

No dia em que arrancou a Cimeira do Clima, em Paris, o diplomata considera “injusto” exigir aos países pobres que façam esse esforço sozinhos.

“O único problema é encontrar o dinheiro para os países em desenvolvimento. Os países desenvolvidos já fizeram a sua transição com uma indústria que era devastadora do ponto de vista do futuro do planeta. E agora, estão a pedir aos países pobres que façam o mesmo. É injusto. O problema é orientar a nossa ajuda ao desenvolvimento para o clima, para assegurar essa transição energética com os países mais pobres”, afirma Jean-François Blarel.

A Cimeira do Clima pretende aprovar um acordo mundial que permita travar o aquecimento global. O objectivo é limitar a dois graus celsius o aumento da temperatura até ao final do século.

Em entrevista à Renascença, o embaixador francês em Lisboa espera que da cimeira de Paris saiam avanços importantes para o futuro planeta e progressos em relação ao protocolo de Quioto, que vigora desde 2005.

“O protocolo de Quioto cobre os actuais 15% das emissões de gases com efeito de estufa. Agora, com a adição de todas as contribuições nacionais já recebidas pelas Nações Unidas, temos quase 95%. A diferença é enorme”, sublinha Jean-François Blarel.

Atentados de Paris. “Não são religiosos, são radicais”

Os atentados de 13 de Novembro na capital francesa foram outro tema desta entrevista de Jean-François Blarel à Renascença.

Para o diplomata francês, a radicalização dos jovens europeus é um fenómeno “difícil de compreender”.

“Os autores destes actos hediondos são jovens oriundos das nossas sociedades, são franceses, belgas, com ordens de fora, do dito Estado Islâmico. São jovens insatisfeitos nas nossas sociedades, são radicalizados recentemente, sem história pessoal religiosa. É difícil compreender. Há um debate em França sobre estes temas porque são muito difíceis.”

Jean-François Blarel considera que “há uma responsabilidade das sociedades ocidentais” e em França decorre um “debate profundo nos sectores políticos e sociológicos”.

“É um problema de educação, de integração, seguramente. Há muitos peritos que dizem que não é um problema ligado ao Islão, porque estes jovens não são religiosos, são radicais, e que encontram o terrorismo jihadista como uma solução para os seus problemas”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • solução
    01 dez, 2015 Santarém 22:42
    Ponham a trempe politica portuguesa agora no governo juntamente com o Tsipras e vão ver que vai jorrar dinheiro de todos os lados para resolverem esta crise.
  • António Costa
    30 nov, 2015 Cacém 22:52
    Difícil de compreender???? Porquê é que na América Latina os jovens não se fazem explodir? Acha que a vida nas favelas é fácil? Acha que os portugueses que viviam nos "bidonvilles" não tinham problemas? Não é um problema ligado ao Islão! Mas o que é que "ser religioso" tem a ver com o Islão ou com o Cristianismo! Estamos a falar dos PRINCIPIOS do Islão! Dos PRINCIPIOS do Cristianismo! Ninguém esta a falar de RITUAIS RELIGIOSOS! O "Manuel" até pode ser anarquista! Da Maçonaria! São os PRINCIPIOS que as pessoas seguem! A Maçonaria segue os PRINCIPIOS Cristãos e que eu saiba são Ateus! O Problema esta nos PRINCIPIOS do Islão! Difícil de Compreender! Encontram uma teoria que lhes permite fazer Mal ao Outro! Que não os responsabiliza! Basta "rotularem" o Outro de infiel para o poderem matar! Se não é um problema do Islão porque é que decretaram o encerramento de 80 mesquitas na Tunisia! Porquê? "...são franceses, belgas???? Argelinos! Marroquinos! Com pais muçulmanos! Educados segundo PRINCIPIOS Islâmicos! O que é que o senhor acha que é a Sociedade LAICA? CRISTIANISMO RADICAL NO ESTADO PURO! Acham que por não "acreditar em Deus" e por "não ir à Igreja" não são Cristãos? São os Piores! Acham que os PRINCIPIOS CRISTÃOS são óbvios! Universais! Nem Precisam de ser ensinados! "Difícil de compreender", francamente!

Destaques V+