Tempo
|
A+ / A-

Arábia Saudita. Recurso por “blogger” condenado a chicotadas

28 nov, 2015 - 17:47

Raif Badawi foi condenado em Janeiro de 2012 por crimes cibernéticos a 1000 chibatadas.

A+ / A-

Um recurso para que o Rei da Arábia Saudita possa emitir um perdão presidencial ao “blogger” Raif Badawi, cuja sentença gerou uma onda de solidariedade internacional, foi entregue, disse um diplomata suíço.

"O procedimento para o perdão está em curso junto do chefe de Estado, que é o Rei Salman, disse o secretário de estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suíça, Yves Rossier, em declarações ao jornal suíço “La Liberté”, citado pela AFP.

Raif Badawi foi condenado em Janeiro de 2012 por crimes cibernéticos a 1000 chibatadas, tendo recebido as primeiras 50 logo em janeiro, mas desde então, no seguimento da pressão internacional, não recebeu mais.

No Parlamento Europeu, Raif Badawi, de 31 anos, foi agraciado com o Prémio Sakharov no mês passado, e na semana passada os diplomatas suíços levantaram o tema junto das autoridades da Arábia Saudita.

A Comissão Europeia salientou a importância que a União Europeia (UE) dá à liberdade de expressão, felicitando a atribuição, pelo Parlamento Europeu, do Prémio Sakharov ao bloguer saudita Raif Badawi.

"A escolha de Badawi sublinha a importância dada pela UE à promoção do debate político e social e o apoio à liberdade de expressão em todo o mundo", disse o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária.

Raif Badawi foi condenado a 10 anos de prisão, a mil chibatadas e a uma multa pesada por ter criado um website para o debate social e político, "Free Saudi Liberals", considerado ofensivo para o Islão.

O activista está actualmente a cumprir a pena na Arábia Saudita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    29 nov, 2015 Cacém 00:02
    "Raif Badawi foi condenado a 10 anos de prisão, a mil chibatadas e a uma multa pesada por ter criado um website para o debate social e político, "Free Saudi Liberals", considerado ofensivo para o Islão" ...depois o Islão é uma Religião de Paz.....O Problema é que a Igreja quando perseguiu ou persegue pessoas entra Imediatamente em Contradição com os seus Princípios! Nega-se a si própria se tenta fazer Mal ao Outro!

Destaques V+