Tempo
|
A+ / A-

​Novo Governo leva a dança das cadeiras no Parlamento

26 nov, 2015 - 13:19

Um quarto da bancada socialista sai para o executivo e virão novos deputados para os seus lugares. Nas bancadas do PSD e CDS, há governantes que agora deixam de o ser e assumem funções no Parlamento, obrigando à saída de quem estava a substituí-los.

A+ / A-

A entrada em funções do novo Governo socialista liderado por António Costa vai motivar alterações nas bancadas parlamentares do PS mas também de PSD e CDS-PP, que vêem diversos governantes regressar ao parlamento.

No PS, quase um quarto dos membros da actual bancada socialista, 21 num total de 86, vai exercer funções de ministro ou de secretário de Estado no XXI Governo Constitucional, chefiado pelo secretário-geral do PS, António Costa, executivo que toma posse esta quinta-feira.

Além do primeiro-ministro indigitado, nove dos 17 ministros do futuro Governo vão sair da bancada socialista, encontrando-se nesta lista figuras como Mário Centeno, Eduardo Cabrita, João Soares ou Tiago Brandão Rodrigues.

Para além dos futuros ministros há vários parlamentares que vão passar para secretarias de Estado, casos de Pedro Nuno Santos, Margarida Marques, José Luís Carneiro, Graça Fonseca, Ricardo Mourinho Félix, Fernando Rocha Andrade ou Marcos Perestrello.

A substituição dos futuros governantes pelos membros suplentes das listas das últimas legislativas fica agora pendente da análise das respectivas compatibilidades por parte da I comissão parlamentar, que deverá reunir-se ainda esta quinta-feira de modo a que na sexta-feira, dia de votações regimentais, o PS tenha a sua bancada totalmente preenchida.

Já com PSD e CDS-PP, que abandonam o executivo, as mudanças são diferentes: há 15 membros sociais-democratas que cessam funções governativas e regressam à Assembleia da República e quatro centristas em situação igual, o que motivará a saída de vários parlamentares.

Com a tomada de posse do novo executivo assumem automaticamente o mandato na bancada do PSD nomes como Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque, Margarida Mano, Teresa Morais, Luís Marques Guedes, Carlos Costa Neves ou José Cesário.

Entre os 15 parlamentares sociais-democratas que haviam substituído os deputados eleitos que foram para o XX Governo Constitucional, da responsabilidade de PSD e CDS-PP, e agora cessam funções estão Rui Ferreira da Silva, Maria Celeste Cardoso, Miguel Peixoto, Nuno Encarnação, Maria da Conceição Pereira, Ricardo Baptista Leite e Ana Sofia Bettencourt, entre outros.

Na bancada do CDS-PP são menos as alterações: Paulo Portas, Pedro Mota Soares, João Almeida e Assunção Cristas regressam ao Parlamento e motivam a saída de Filipe Anacoreta Correia, Francisco Mendes da Silva, Manuel Isaac e Lília Ana Águas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Pereira
    26 nov, 2015 Lisboa 16:30
    "Vou falar-vos dum curioso personagem: Jeremias, o fora-da-lei Descendente por linhas travessas do famigerado Zé do Telhado" - Jorge Palma
  • Maria Mercês
    26 nov, 2015 Santarém 15:03
    Tantos a saírem para ministros, para dar lugar aos outros que estavam em fila de espera.......... e depois ainda falam da direita...... Agora sim, com tanta cabeça a "tentar pensar" é que isto vai ficar um caos. Vamos aguardar para ver como é que um governo com tantos "participantes" vai conseguir arranjar a "guita" para pagar e cumprir com todos os compromissos..... baixar, baixar, dar, dar, e a contrapartida .... esperem e vão ver as finanças deste nosso Portugal .
  • PEDRO MANUEL BENTO P
    26 nov, 2015 foros de amora 15:01
    Eu ia escrever qualquer coisa, mas fui atacado por uma vontade súbita de vomitar e tenho que ir a correr para a sanita
  • ed3eemdnu3ij4d913
    26 nov, 2015 ghtemaqp 14:57
    Será dança de cadeiras e de ratazanas ávidas de tacho??Agora saem as do ppd/cdspp e entram as clientelas do PS, que sao aos milhares. Fiquei decepcionado, esperava um lugar de ministro para o Agente Técnico SÓCRATES. Estarao lá as suas sombras.
  • Paulo
    26 nov, 2015 vfxira 14:41
    Quem manda mesmo é o "povo",eles por vezes esquecem-se disso.

Destaques V+