Tempo
|
A+ / A-

"Começa agora um novo ciclo" de fim do "empobrecimento", diz o Bloco

24 nov, 2015 - 16:11

Entendimento à esquerda "não garante a transformação de que o país precisa”, mas “representa um virar de página", diz Catarina Martins.

A+ / A-

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse que o Presidente da República fez o que tinha de fazer: “finalmente indigitou” António Costa para formar Governo.

“Começa agora um novo ciclo”, afirmou a dirigente bloquista numa declaração aos jornalistas, na sede do Bloco, esta terça-feira. "Haveremos de ter um país um pouco mais justo. Este acordo e a derrota da direita são apenas um bom começo."

"O grande desafio começa agora. Pela parte do BE seremos a garantia e o compromisso pelos salários e pensões, segurança social, saúde e educação", vincou Catarina Martins.

A bloquista criticou o tempo que Cavaco Silva levou a indigitar António Costa, mas afirmou que esse “compasso de espera” serviu para a esquerda consolidar, do ponto de vista técnico, “o compromisso para uma solução governativa” que interrompe o “empobrecimento” do país. "Perdemos tempos, mas não andámos a perder tempo.”

Catarina Martins afirma que o "novo ciclo" político agora inaugurado permitirá “descongelar pensões, aumentar o salário mínimo nacional, parar as privatizações” e “combater a precariedade”.

“Este acordo [à esquerda] não garante a transformação de que o país precisa”, mas “representa um virar de página”, disse Catarina Martins. “Foi o reforço eleitoral e a maior representação desta esquerda que permitiram que chegássemos até aqui.”

Na nota de indigitação de Costa, Cavaco Silva afirma que a continuação em funções de gestão do XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, "não corresponderia ao interesse nacional".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marina Silva
    25 nov, 2015 Porto 17:35
    Olha rapariga onde vais buscar o dinheiro para isso? Vê- se mesmo que só sabes de teatro e de marionetes.Ou então vais tu financiar o Estado.Olha menina para ter dinheiro é preciso trabalhar e fazer contas como qualquer comerciante menos sabedor de economia e finanças .E então pega numa folha e coloca lá uma coluna do DEVER e outra do HAVER, logo o saldo de uma a do Haver deve ser maior que a do Dever,até podem ser iguais,agora se a do dever for maior, tens que fazer como estes 40 anos vais pedir emprestado.E depois ou pagas a horas ou passas tu e todos os Portugueses pelo que estão a passar.Há outra hipótse entrares em esquemas (e como és e com quem andas não era de admirar) e fazer como o outro primeiro arrumar o bolso dele e depois entregar o País a uma TROIKA qualquer.E há muitos tipos de troikas.
  • VICTOR MARQUES
    25 nov, 2015 Matosinhos 10:50
    Ena, agora vamos todos ser ricos!!! Há 2015 anos que há ricos, remediados e pobres, mas desta vez vai ser a sério! Acreditam?...
  • Joao
    24 nov, 2015 Corroios 21:46
    Pois...e o regresso da bandalhice!!!
  • ao O Tal
    24 nov, 2015 lis 17:37
    Se a crise financeira internacional continuar a ser sustida pelo BCE isso não acontecerá! Ainda não percebeu que a troika veio por interesse e chamamento daqueles que nos desgovernaram durante 4 anos? Se ao longo destes 4 anos a divida subiu de 97% do PIB em 2010, para 130% do PIB e os juros estão nos minimos, ainda não se convenceu que nada teve a ver com a austeridade que sofremos, mas sim com as condições que entretanto foram criadas externamente? Andaram a tanguear-nos durante 4 anos! Convença-se disso! Não embarque em papões!
  • O Tal
    24 nov, 2015 Por Aí 16:23
    Será o fim do empobrecimento? Espero bem que assim seja, mas tenho as minhas duvidas, se não vamos caminhar para outra Troika.

Destaques V+