Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (22/11/15)

Princípio e Fim

Papa Francisco em África: o que pode mudar com esta viagem?

22 nov, 2015 • Ângela Roque


A primeira visita do actual Papa ao continente africano foi um dos temas centrais do programa desta semana, onde não esquecemos a ameaça terrorista que levou a diversas iniciativas de oração pela paz. Falámos ainda do novo bispo auxiliar para Braga, que toca viola, é fã de Rui Veloso e considera a música um meio privilegiado de comunicação.

O Papa visita África na próxima semana. Este domingo Francisco pediu aos cristãos que rezem pelo bom êxito desta viagem que entre 25 e 30 de Novembro o irá levar ao Quénia, ao Uganda e à República Centro-Africana (RCA). A vaticanista Aura Miguel falou-nos do programa da visita, que mostra bem a preocupação do Papa com a pobreza e com o diálogo inter-religioso, mas também comporta riscos, sobretudo na recta final.

Conversámos também com o Provincial dos Combonianos, que na última semana foi eleito presidente da Confederação dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). Para o padre José Vieira será muito importante que o Papa consiga, como pretende, abrir a Porta do Jubileu da Misericórdia em Bangui, mas as notícias que lhe chegam da capital da RCA dão conta de um clima de grande insegurança.

Ouvimos ainda o testemunho de um missionário da República Centro Africana que vive em Braga onde acompanha, com o “coração nas mãos”, as notícias da violência que alastra no seu país.

Com o mundo em alerta por causa da ameaça terrorista falámos de algumas iniciativas de oração pela paz que mobilizaram cristãos e muçulmanos. Uma delas decorreu este Domingo na Mesquita de Lisboa, onde se rezou pelas vítimas dos atentados em Paris. No Santuário do Cristo Rei, em Almada, arrancou uma Jornada Internacional de Oração pela Paz no Mundo, que vai prolongar-se ao longo da próxima semana e é assinalada em todos os países onde a Fundação AIS está presente. Falámos também com o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Paris, sobre a forma como a comunidade portuguesa está a reagir aos atentados.

Tem 53 anos, gosta de cantar e tocar viola, e é fã de Rui Veloso. Falamos do novo bispo auxiliar de Braga, cuja nomeação foi conhecida este sábado. Nuno Almeida é um sacerdote de Viseu, actual pároco em Fornos de Algodres. A sua ordenação está já marcada para 31 de Janeiro.

A uma semana de assumir a missão de bispo coadjutor na diocese de Angra, nos Açores, D. João Lavrador foi hoje homenageado pela diocese do Porto, onde era bispo auxiliar desde 2008. Logo após a cerimónia lançou o livro “A Igreja em Diálogo com o mundo". Publicado pela Paulus Editora, reúne várias das reflexões que escreveu para o semanário “Voz Portucalense”.

Em Fátima decorreu o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. O actual momento politico e social e o acolhimento a dar aos refugiados foram alguns dos temas em análise no encontro, que terminou com lançamento de mais uma edição da operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”.

A crónica do programa foi esta semana do padre Tiago Freitas, responsável pela comunicação da arquidiocese de Braga, que reflectiu sobre o que significa “hospitalidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.