Tempo
|
A+ / A-

Poeta saudita condenado à morte por renunciar ao islão

20 nov, 2015 - 19:18

Ashraf Fayadh tinha sido condenado a quatro anos de prisão por insultar o islão, mas após recurso, com novo juiz, viu a pena agravada a execução.

A+ / A-

Um poeta na Arábia Saudita, de ascendência palestiniana, foi condenado à morte por ter renunciado ao islão.

O tribunal condenou Ashraf Fayadh à morte sem que o poeta tivesse tido direito a um advogado de defesa. Segundo uma amiga de Fayadh, o juiz nem sequer falou com o acusado, limitando-se a ler a sentença de condenação à morte.

Segundo o "Guardian", a polícia religiosa saudita deteve o poeta em Agosto de 2013 depois de ter recebido queixas de que ele tinha sido ouvido a amaldiçoar Deus e Maomé, bem como insultar a Arábia Saudita. Era acusado ainda de distribuir um livro da sua autoria que promovia o ateísmo.

O poeta diz que as acusações derivam de uma conversa que teve com um artista num café. De acordo com amigos do poeta, quando a polícia não conseguiu encontrar promoções ao ateísmo no seu livro começaram a criticá-lo por ter cabelo comprido e fumar.

Nessa ocasião foi libertado, mas meses mais tarde foi detido novamente e eventualmente condenado a quatro anos de prisão. Contudo, e sempre sem direito a advogado, as autoridades recorreram da sentença e um novo juiz, o mesmo que não falou com o acusado, condenou-o à morte.

Ashraf Fayadh nega ser ateu e diz que é muçulmano, mas isso não o impediu de ser condenado por apostasia e insultos ao islão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tapados
    29 fev, 2016 Aveiro 17:59
    Então mas como isto se passa na Monarquia Absoluta

Destaques V+