Tempo
|
A+ / A-

Forças de segurança tentam libertar reféns piso a piso no hotel do Mali

20 nov, 2015 - 14:17

Forças especiais de França e dos EUA estarão a auxiliar os militares malianos. Calcula-se que ainda haja cerca de 100 reféns, barricados no sétimo andar do hotel.

A+ / A-
Assalto a hotel no Mali faz 3 mortos e 170 reféns
Assalto a hotel no Mali faz 3 mortos e 170 reféns

As forças de segurança do Mali estão dentro do hotel que esta sexta-feira de manhã foi tomada de assalto por radicais islâmicos, subindo piso a piso e libertando pessoas que estavam escondidas nos quartos.

Haverá ainda cerca de cem reféns dentro do estabelecimento e segundo uma testemunha citada pela Reuters os militantes estão barricados no sétimo andar.

Um grupo ligado à Al-Qaeda reivindicou o ataque.

Não se sabe ao certo quantos terroristas estão no hotel. Há quem fale em duas pessoas, mas tendo em conta o tamanho do hotel e o número de pessoas que se encontram reféns, é possível que o número seja maior. Segundo testemunhas que conseguiram fugir do local, os terroristas já fizeram pelo menos três mortos e quando começou o ataque terão deixado fugir todos os civis que conseguissem recitar excertos do Alcorão, o que indica que só procuraram fazer reféns os não-muçulmanos. Cerca de 80 pessoas conseguiram fugir do hotel de outras formas.

O hotel na capital Bamako era detido por um grupo americano e usado por estrangeiros radicados no país, incluindo pessoal diplomático e funcionários das Nações Unidas. Haverá muitos funcionários da ONU entre os reféns.

Forças especiais de França e dos Estados Unidos estão no local a ajudar os militares malianos que estarão a tentar pôr fim à ocupação do hotel. Um porta-voz americano diz que pelo menos seis cidadãos dos EUA estão entre os hóspedes do hotel que foram resgatados em segurança, ou conseguiram fugir pelos seus meios.

Segundo ataque em quatro meses

O Mali tem sido palco de uma insurreição jihadista há alguns anos. Os militantes chegaram a ocupar várias cidades a norte do país e só uma intervenção francesa, para auxiliar as forças do Governo, permitiu recuperar terreno. Não se sabe qual dos vários grupos islamitas no Mali é responsável por este ataque.

Este é o segundo ataque a um hotel no Mali em poucos meses. Em Agosto um grupo terrorista fez alguns mortos no ataque a um hotel na capital.

Na altura morreram 17 pessoas, incluindo alguns reféns e soldados.

[Notícia actualizada às 15h44]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+