Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque no Mali. Não há vítimas portuguesas entre os reféns do hotel

20 nov, 2015 - 12:47

Um grupo de jihadistas tomou de assalto um hotel de luxo na capital. Há registo de pelo menos três mortos.

A+ / A-

O Governo português não dispõe, até ao momento, de informação sobre vítimas entre cidadãos nacionais no Mali, onde homens armados fizeram reféns num hotel de luxo em Bamako, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações à Lusa, fonte oficial do Palácio das Necessidades afirmou que o Ministério está a acompanhar a situação através da embaixada de Portugal em Dacar, no Senegal.A embaixada está "a contactar representantes das empresas portuguesas com elementos a trabalhar no Mali", mas a mesma fonte do Ministério indicou que a maioria está sediada em Dacar.

Também os militares portugueses presentes no país estão todos bem. Foi o que disse à Renascença o porta-voz do Estado Maior General das Forças Armadas. Estão em perfeita segurança e protegidos, a desempenhar as suas funções”, afirmou o tenente-coronel Ramos Silva.

Actualmente, Portugal tem destacados 13 militares no Mali, dos quais dois na missão da ONU (MINUSMA),no quartel-general da missão, em Bamako, e 11 na missão da União Europeia, de treino e formação das Forças Armadas daquele país. Dos 11 militares na missão de treino da UE, oito estão noutra cidade, no centro de treino de Koulikoro, de acordo com o porta-voz do Estado Maior General das Forças Armadas.

Esta sexta-feira um grupo de “jihadistas” invadiu um hotel de luxo na capital do país, Bamako. Há pelo menos três mortos confirmados entre os reféns. O número foi avançado pelo Ministério maliano da Segurança, segundo o qual as forças policiais já conseguiram resgatar uma dezena de reféns.

Ao início da manhã, dois homens armados tinham feito 170 reféns, entre 140 hóspedes e 30 funcionários do hotel. Entretanto, libertaram aqueles que conseguiram recitar excertos do Corão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+