Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kremlin confirma. Queda de avião russo sobre o Egipto foi "acto de terrorismo"

17 nov, 2015 - 08:38

Encontrados vestígios de explosivos fabricados no estrangeiro entre os destroços do avião e mesmo entre os pertences pessoais dos passageiros. Já foram detidos dois suspeitos.

A+ / A-
Engenho explosivo em no avião russo que caiu sobre o Egipto
Engenho explosivo em no avião russo que caiu sobre o Egipto

O Kremlin anunciou esta terça-feira, pela primeira vez, ter sido uma bomba que provocou a queda de um avião de passageiros russo sobre o Sinai, no Egipto, a 31 de Outubro.

A queda provocou a morte aos 224 passageiros que seguiam a bordo.

“Podemos dizer, inequivocamente, que se trata de um acto de terrorismo”, afirmou Alexander Bortnikov, chefe dos serviços de segurança russos.

Depois de duas semanas a desvalorizar as ligações entre a queda do avião e um possível atentado do Estado Islâmico, a Rússia confirma que foi uma bomba a destruir o aparelho. As autoridades egípcias detiveram entretanto dois funcionários do aeroporto de Sharm al Sheikh suspeitos de ajudar quem plantou as bombas no avião russo.

Alexander Bortnikov informou o governo russo de que terão sido encontrados vestígios de explosivos fabricados no estrangeiro entre os destroços do avião e mesmo entre os pertences pessoais dos passageiros.

"De acordo com os nossos analistas, uma bomba, feita em casa, contendo cerca de um quilo de TNT, detonou durante o voo, provocando a fragmentação do avião em pleno voo, explicando porque é que se encontraram destroços espalhados por uma distância tão vasta", afirmou o responsável.

Bortnikov esteve reunido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que já veio declarar que a Rússia tem de intensificar os raides aéreos na Síria. Putin diz que é necessário encontrar os responsáveis por este atentado.

Vladimir Putin procura parceiros para "encontrar os culpados" da queda de avião russo
Vladimir Putin procura parceiros para "encontrar os culpados" da queda de avião russo

A 31 de Outubro, o A-321 partiu do Egipto, da estância turística de Sharm El Sheik, com destino a São Petersburgo, na Rússia e levava sobretudo turistas russos. No avião viajavam 217 passageiros, incluindo 17 crianças e sete tripulantes.

A Rússia envolveu-se recentemente de forma mais aberta no conflito na Síria, apoiando o regime de Bashar al-Assad na sua luta contra os rebeldes e o Estado Islâmico. Este facto, associado ao de o avião ter caído numa região do Egipto onde grupos rebeldes islamitas têm muita força e influência, levou na altura à especulação de que o avião possa ter sido abatido ou sofrido um atentado.

Putin tem reunião marcada esta semana com o presidente francês, François Hollande, para debater a resposta aos atentados do grupo auto-denominado Estado Islâmico em Paris na sexta-feira que provocaram 129 mortes e mais de 350 feridos.

[Notícia actualizada às 10h00 com informações sobre as detenções em Sharm al Sheikh]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    17 nov, 2015 Cacém 23:20
    Enviar civis (dentro de aviões ou não) para zonas de guerra é irresponsável e criminoso. Foram TODOS nojentos! A posição da Ucrânia (quando iniciou os bombardeamentos aéreos devia ter declarado zona de exclusão), da Rússia(devia ter dado indicações de perigo para a aviação) e da UE ( sabia dos ataques aéreos e não fez nada ).
  • lamentável
    17 nov, 2015 Santarém 22:12
    Pois também o avião com mais de 200 pessoas a bordo caído sobre a parte ucraniana ocupada pelos russos foi um acto terrorista com assinatura russa, talvez este agora tenha sido abatido por algum aluno da escola russa.
  • Pois é
    17 nov, 2015 Açor 10:27
    Só agora é que chegarem a esta conclusão??? Então se os terroristas disseram que tinham sido eles, porquê duvidar destes assassinos? O problema é que andam sempre à espera para atacar em força mas depois de o mal ser em grande. Quando aquelas pessoas foram decapitadas e mostradas em video, aí já seria o momento ideal para se atacar em força contra estes merdosos...
  • José Saraiva
    17 nov, 2015 Viseu 10:23
    se assim foi ,menos mal (lamentavelmente com tantos mortos)...pior seria se fosse um missíl da Arábia Saudita...
  • Pedro
    17 nov, 2015 Lisboa 10:01
    Mas alguém tinha duvidas de que tivesse sido um acto terrorista? Só uma pessoa muito tapada.
  • Joca Rodrigues
    17 nov, 2015 V N Gaia 09:50
    Não será este o momento de deixar de lado as divergências entre o Leste e Oeste e juntarem forças para aniquilar o EI?

Destaques V+