Tempo
|
A+ / A-

Papa condena atentados em França. "Não há justificação, nem religiosa, nem humana"

14 nov, 2015 - 12:00

Francisco diz que se trata do mais recente episódio numa "terceira guerra mundial em parcelas". O Vaticano condenou “categoricamente” os atentados na capital francesa na noite de sexta-feira, "violência terrorista sem sentido”.

A+ / A-
Papa condena atentados em França. "Não há justificação, nem religiosa, nem humana"
Papa condena atentados em França. "Não há justificação, nem religiosa, nem humana"

O Papa Francisco reagiu este sábado aos atentados em França numa entrevista telefónica à italiana TV2000: “Estou comovido e cheio de dor. Não percebo, mas estas coisas, cometidas contra seres humanos, são difíceis de entender. Estou comovido, cheio de dor e rezo. Estou muito próximo do tão amado povo francês, dos familiares das vítimas e rezo por todos eles."

Francisco já tinha lançado um alerta sobre uma "terceira guerra mundial em parcelas" e, nesta entrevista, corrobora o jornalista: "Esta é uma dessas parcelas."

"Não há justificação, nem religiosa nem humana. Isto não é humano. Por isso, estou próximo de toda a França."

Em comunicado divulgado este sábado de manhã, o Vaticano condenou “categoricamente” os atentados na capital francesa na noite de sexta-feira e sublinha que se trata de “violência terrorista sem sentido” .

"Estamos a acompanhar no Vaticano as terríveis notícias de Paris. Estamos consternados com esta nova manifestação de violência terrorista sem sentido e de ódio, a qual condenamos da forma mais categórica junto com o Papa e com todas as pessoas que amam a paz."

“Rezamos pelas vítimas e pelos feridos e por todo o povo francês", escreveu o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi na mensagem enviada em nome da Santa Sé.

"Trata-se de um ataque à paz de toda a Humanidade que requer uma reacção decidida e conjunta por parte de todos para lutar contra a propagação do ódio homicida em todas as suas formas", concluiu.

O Presidente francês, François Hollande, já anunciou o estado de emergência e o encerramento das fronteiras de França na sequência do que classificou de "ataques terroristas sem precedentes" no país. A segurança nas ruas da cidade foi reforçada com 1.500 soldados.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    14 nov, 2015 palmela 21:22
    o que o papa diz e muito claro! isto e o uma terceira guerra mundial por parcelas!
  • fatima alves
    14 nov, 2015 bh 18:11
    Estamos com vossa Santidade o papa.estamos em orações.
  • António Costa
    14 nov, 2015 Cacém 15:39
    "Não há justificação, nem religiosa nem humana. Isto não é humano". Infelizmente há certas pessoas fazem coleção de aviões, de diamantes, de grupos dezenas de mulheres como se fossem coleções de caricas de garrafa. Só com o TERROR é estas "coisas" podem manter as suas gigantescas fortunas enquanto a maioria da Humanidade vive no limiar da Miséria. Esquecem-se que para ter MEDO deles as pessoas tem de ser educadas nisso!

Destaques V+