Tempo
|
A+ / A-

Volkswagen. Fraude das emissões afecta 125 mil viaturas em Portugal

13 nov, 2015 - 19:23

Governo ainda não conseguiu apurar o valor dos impostos em falta, mas garante que será a Volkswagen a pagar e não os consumidores.

A+ / A-

Aumentou para 125.491 o número de carros a gasóleo afectados em Portugal pela fraude das emissões no grupo Volkswagen. Os dados foram actualizados esta sexta-feira no relatório preliminar do grupo de trabalho constituído para acompanhar o caso.

Segundo o documento apresentado no Ministério da Economia, em Lisboa, há em Portugal 102.140 mil veículos afectados das marcas Volkswagen, Audi e Skoda e mais 23.351 da marca Seat.

Anteriormente, as contas avançadas pelo representante da Volkswagen, Audi e Sköda apontavam para a existência de cerca de 94 mil viaturas afectadas em Portugal, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.

Para já, o Governo ainda não conseguiu apurar o valor dos impostos em falta, mas garante que será a Volkswagen a pagar e não os consumidores.

A secretária de Estado da Economia, Vera Rodrigues, promete salvaguardar os direitos dos consumidores e do Estado.

“Em cada uma das vertentes que estão a ser analisadas, o Governo português tem feito todas as diligências para garantir que, do ponto de vista ambiental, daquilo que é a defesa dos consumidores, o nosso interesse económico, quer do ponto de vista das consequências fiscais, ninguém sairá prejudicado. Nem os clientes e os donos dos carros, nem o Estado português, nomeadamente, pelo diferencial de impostos que venha a ser apurados relativamente a cada uma dessas viaturas” , garante Vera Rodrigues.

No relatório preliminar divulgado esta sexta-feira no Ministério da Economia, ainda não estão contabilizados os carros a gasolina.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PAULO
    13 nov, 2015 U.S.A 22:23
    NÃO AFECTAM NADA , O QUE AFECTA É AS EXTRAMS REGRAS AMBIENTAIS EUROPEIAS QUE SÃO ATINGIVEIS POR NENHUMA INDUSTRIA AUTOMOVEL E E OUTRAS , OUTRAS MARCAS DE AUTOMOVEIS TAMBEM NAO ATIGEM OS PATAMARES DE TAIS EXIGENTES REGRAS, EM PORTUGAL POR EXEMPLO OS RIOS CONTINUAM A SER POLUIDOS POR VARIA INDUSTRIAS E NIGUEM DIZ NADA , ISTO E MUITO MAIS SÃO REGRAS EUROPEIS DA FANTUCHADA PARA INGLÊS VER , O MEU VW TUAREG CONSOME 8L DE DISEL AOS 100KM PARA MIM É UM CARRO NAO POLUIDOR E ECONOMIOCO O RESTO SAO LEIRAS VINDAS DAS IDEOLOGIAS UTOPICAS DOS ZEROS A ESQUERDA

Destaques V+