Tempo
|
A+ / A-

Escândalo Volkswagen. Mais de 1.500 sul-coreanos exigem reembolso do valor pago pelos carros

11 nov, 2015 - 10:31

Uma "estimativa inicial" admite que os riscos económicos para o grupo alemão possam rondar os 2.000 milhões de euros.

A+ / A-

Mais de 1.500 proprietários de automóveis Volkswagen e Audi na Coreia do Sul apresentaram uma queixa colectiva contra o fabricante alemão para exigir o cancelamento da compra e o reembolso do valor pago pelos carros.

Os queixosos, num total de 1.536, interpuseram uma acção junto de tribunal de Seul. Segundo a agência Yonhap, alegam que foram enganados pela Volkswagen no âmbito do escândalo da manipulação dos valores das emissões de gases poluentes dos veículos a diesel.

O escritório de advocacia que coordena os proprietários de viaturas afectadas garante que, no total, mais de 6.000 pessoas apresentaram documentos para se unirem à iniciativa, pelo que o número de queixosos deve crescer nas próximas semanas.

Estas pessoas exigem à Volkswagen que anule os seus contratos de compra dos veículos, aceite a sua devolução e os reembolse na totalidade, reclamando ainda uma compensação pecuniária.

A notícia chega depois de o fabricante automóvel alemão ter começado a oferecer, na segunda-feira, vales de até mil dólares (930 euros) aos clientes afectados nos Estados Unidos, um primeiro passo para recuperar a confiança, segundo a Volkswagen.

No caso da Coreia do Sul não está previsto ainda nenhum plano de indemnização, já que a investigação do Ministério do Ambiente sul-coreano continua em curso, sendo esperada a publicação dos seus resultados antes do final do corrente mês.

Uma "estimativa inicial" admite que os riscos económicos para o grupo alemão possam rondar os 2.000 milhões de euros.

O grupo alemão Volkswagen anunciou que uma investigação interna revelou "incoerências" relacionadas com as emissões de dióxido de carbono em cerca de 800 mil veículos. Com este desenvolvimento, o escândalo das emissões poluentes no grupo alemão Volkswagen aumenta de dimensão.

O fabricante automóvel alemão terá instalado o dispositivo fraudulento para enganar os testes em modelos entre 2014 e 2016.

A 18 de Setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores a gasóleo do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu, na altura, a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, representante das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afectadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+