Tempo
|
A+ / A-

Vinhos do Dão conquistam os chefs Gordon Ramsay e Jamie Oliver

06 nov, 2015 - 17:16 • Liliana Carona

Um preferiu o tinto o outro o branco, mas ambos são estrelas nas cartas dos seus restaurantes.

A+ / A-

O palato dos chefs Gordon Ramsay e Jamie Oliver foi conquistado pelo Vinho Dão. Nas cartas dos seus restaurantes em Londres vai encontrar Vinho Ribeiro Santo. A Renascença foi conhecer o enólogo português que produziu estes vinhos.

Galardoado com três estrelas Michelin, em 2001,o restaurante de Ramsay tem desde o início do ano, na sua carta de vinhos, o Ribeiro Santo Colheita 2012 (branco), produzido em Oliveira do Conde, Carregal do Sal.

O responsável pela Quinta de Ribeiro Santo, o enólogo Carlos Lucas, conta como 600 garrafas do seu vinho chegaram às mãos do conhecido chef. “Conheço o Ramsay há 10 anos quando fiz um jantar com jornalistas no hotel onde ele tinha um restaurante, o Claridge's em Londres, e de imediato ficou com um vinho nosso”.

Quanto à recente escolha de um dos seus vinhos para constar na carta do Restaurant Gordon Ramsay, também na capital londrina, Carlos Lucas explica: “Ele escolheu o branco, porque são vinhos que não cansam, que permitem logo a seguir ao prato de peixe, continuar para o prato de carne”.

Jamie Oliver optou pelo Ribeiro Santo Colheita tinto 2012. “No Barbecoa, onde a comida é mais rústica, os clientes procuram mais os vinhos tintos do que os brancos”, descreve o enólogo.

Carlos Lucas, de 47 anos, é natural de Coimbra, e foi sobretudo na vida académica, como membro da Orxestra Pitagórica, que ganhou o gosto pelo vinho. “Já que a época estudantil é sinónimo de jantaradas”, justifica sorrindo.

Depois do curso em Engenharia Agrícola, com especialização em Enologia, foi para a região do Dão trabalhar com 22 anos, mas confessa que nunca pensou que os seus vinhos fossem conquistar o mundo. “Ainda em Londres temos vinhos no Ledbury e noutros bons restaurantes. Mas também chegámos ao Spoon, do Alain Ducasse, em Hong Kong”.

A Empresa Magnum Carlos Lucas Vinhos foi fundada em 2011, tem três adegas: Dão, Douro e Alentejo. Só vende praticamente para restaurantes, à excepção das garrafeiras especializadas.

O vinho escolhido pelos chefs Ramsay e Oliver custa 4,50 euros a garrafa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+