Tempo
|
A+ / A-

Catarina Martins: "Nenhum dia é um dia desperdiçado" até se chegar a acordo

04 nov, 2015 - 17:16

"Em cada dia estamos a debater soluções concretas para a vida das pessoas", diz a porta-voz do Bloco.

A+ / A-

A porta-voz do Bloco de Esquerda disse esta quarta-feira que o "compasso de espera" político até à esperada queda do Governo PSD/CDS-PP é estranho, mas assegurou que "nenhum dia" até se firmar um acordo à esquerda está a ser desperdiçado.

"Nenhum dia é um dia desperdiçado. Em cada dia estamos a debater soluções concretas para a vida das pessoas", vincou Catarina Martins em declarações aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa, após uma reunião de quase hora e meia com a Federação Nacional dos Professores (Fenfrof).

E insistiu: "A direita perdeu a maioria nas eleições. Embora tenha alguma dificuldade em viver com esse facto, foi isso que aconteceu".

O Bloco de Esquerda (BE) está a "afinar soluções" com o PS e reuniões como a desta quarta-feira, ligada à educação, "são muito importantes para construir soluções de futuro".

"Rejeitar o Governo PSD/CDS-PP é um momento também de afirmação de uma alternativa de governo. O prazo é mesmo esse, não é outro: no momento em que se rejeita, apresenta-se solução", disse a bloquista.

O Parlamento discute na segunda e na terça-feira o programa do Governo recentemente empossado, sendo de esperar o chumbo desse documento e a viabilização de uma alternativa à esquerda encabeçada pelo PS, que ficou em segundo lugar nas legislativas de 4 de Outubro.

A reunião com a Fenprof, vincou Catarina Martins, debateu matérias como o financiamento do ensino, o primeiro ciclo e o ensino superior, por exemplo.

Proteger o direito à educação em Portugal e defender a escola pública são compromissos assumidos pelo BE, acrescentou a porta-voz.

Pelo lado da federação de docentes, o secretário-geral Mário Nogueira enalteceu mais um encontro tido pela Fenprof com partidos com assento parlamentar, lamentando que apenas PSD e CDS-PP não tenham ainda encontro marcado com a entidade.

"Estivemos a falar com dirigentes do BE que são conhecedores dos problemas (…) Quando assim é, existe diálogo. PSD e CDS foram os únicos partidos que até agora não marcaram reunião com a Fenprof. Gostaríamos que elas acontecessem, mas admito que seriam reuniões muito rápidas porque iríamos falar linguagens diferentes", declarou Mário Nogueira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • artur carvalho
    04 nov, 2015 Lx 17:36
    O que é que esta menina sabe da vida? Não basta debitar umas frases feitas no Parlamento e tudo muda...Logo verás o desemprego aumentar, empresas a fechar, impostos a subir seja IRS, IRS e tudo o mais que mexa para pagar os desvarios da esquerdalha...Mais troika, novo resgate e fechamos a porta e entregamos as chaves ao derrotado António Costa . O resto é conversa fiada e da treta, peta e da teta....

Destaques V+