Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não pegues no cigarro. Escolhe um 'vício' saudável"

30 out, 2015 - 22:04

Surfista Frederico Morais e futebolista William Carvalho em campanha da Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão lançou esta sexta-feira uma campanha dirigida aos jovens que alerta para os perigos do tabaco, responsável pela maioria dos casos desta doença, com dez novos por dia em Portugal.

"Apaixona-te pela vida. Não fumes! Informa-te sobre o cancro do pulmão" é o tema da campanha protagonizada por figuras públicas, como o campeão nacional de surf Frederico Morais, o apresentador Manuel Luís Goucha, o actor Ricardo Carriço, o treinador de rugby Tomaz Morais e o futebolista William Carvalho.

Todos deixam a mensagem "deixa de fumar, escolhe viver a vida, a natureza, o surf, o futebol, as artes, o rugby e tantas outras coisas saudáveis. Não pegues no cigarro. Escolhe um 'vício' saudável".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação PULMONALE, António Araújo, explica que "o objectivo da campanha é trazer para o conhecimento público os sinais e sintomas do cancro do pulmão e os malefícios do tabaco e das suas implicações".

O oncologista adiantou que a campanha, que assinala o mês de sensibilização para o cancro do pulmão (Novembro), se destina ao público em geral, mas particularmente às camadas mais jovens "de modo a alertá-los para a relação tabaco/cancro".

Em Portugal, os jovens começam a fumar entre os 15 e os 18 anos, sendo objectivo da campanha apelar para que "não iniciem o consumo de tabaco ou, se já iniciaram, deixarem de fumar".

Sobre as razões deste comportamento dos jovens, António Araújo disse que é uma forma de pertencerem a grupos e serem considerados "fixes".

"O tabaco é uma droga que provoca habituação e dependência", mas é socialmente aceite e os jovens "vêem muito o tabaco como uma droga facilitadora de pertencerem aos grupos e serem fixes, no fundo, a serem adultos", disse, sublinhando que as acções de sensibilização tentam desmontar esta imagem, fazendo-lhes compreender que "levar uma vida saudável, não fumar e praticar exercício é muito mais importante" do que fumar.

Por outro lado, o facto de o cancro do pulmão e as outras doenças associadas ao tabaco surgirem 10, 15 ou mais anos depois de começarem a fumar leva os jovens a não associarem "o risco de desenvolverem a doença ao consumo de tabaco e acaba por não ser interessante deixar de fumar".

Em Portugal são diagnosticados, por ano, cerca de 4.000 novos casos de cancro do pulmão e registadas cerca de 3.500 mortes.

O tabaco está implicado em 85% dos casos desta doença, mas também noutras patologias como a doença pulmonar obstrutiva crónica, enfisema pulmonar e infecções respiratórias baixas, tuberculose pulmonar, doença cardíaca isquémica e doença cerebrovascular.

O cancro do pulmão pode ser assintomático e a sua primeira manifestação surge sob a forma de metástase, o que explica que a sobrevida aos cinco anos seja apenas de 15%.

Por isso, as pessoas têm de estar mais atentas a alguns sinais como tosse, expectoração, perda de peso, presença de sangue na expectoração, rouquidão, dor persistente no tórax.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+