Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Que tal comprar uma obra prima por seis cêntimos (a cada português)?

28 out, 2015 - 12:42

Museu Nacional de Arte Antiga quer comprar o quadro de Domingos Sequeira “A Adoração dos Magos”, pintada em 1828, à venda por 600 mil euros.

A+ / A-

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) lançou uma campanha pública inédita de angariação de fundos para a aquisição da tela "A Adoração dos Magos" do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837).

A obra já foi apresentada publicamente no museu, na Rua das Janelas Verdes, pelo director do MNAA, António Filipe Pimentel, bem como os parceiros da iniciativa que visa reunir 600 mil euros para comprar a tela ao proprietário privado.

O responsável disse que até 30 de Abril qualquer cidadão pode contribuir para a aquisição da tela considerada "uma obra- prima visionária, que evidencia a capacidade de Domingos Sequeira de fazer a síntese entre o Clássico e o Romântico".

Pimentel indicou que "A Adoração dos Magos", pintada em 1828, já tinha sido mostrada ao público no museu, em Lisboa, e "faz parte dos grandes livros da História da Arte portuguesa".

A tela de grandes dimensões integra a série Palmela - com quatro pinturas religiosas - e o museu possui na sua colecção os desenhos de estudo preparatórios de todas elas, excepto os óleos.

"A ideia de lançar esta campanha já era antiga, e agora, que surgiu a oportunidade de adquirir o quadro, resolvemos avançar para mobilizar o público no sentido de adquirir um bem comum: a arte e o património, que ficam guardados para as novas gerações. Se todos os portugueses contribuíssem com apenas seis cêntimos já seria possível", sublinhou.

De acordo com António Pimentel, mesmo antes do lançamento oficial já foram feitos vários donativos, o primeiro deles proveniente dos Estados Unidos, de um anónimo ligado às artes, que entregou mil euros.

Iniciativa inédita no país

Em Portugal, a iniciativa é inédita, mas habitual em países como os Estados Unidos, a França, ou o Reino Unido, onde a primeira campanha no género foi feita em 1906.

Há dois anos, o Louvre, em Paris, um dos museus mais visitados do mundo, recorreu a uma campanha pública de angariação para financiar a restauração de uma das suas obras mais importantes, a escultura Vitória de Samotrácia, datada de 190 antes de Cristo.

"Nesta altura de dificuldades financeiras que todos conhecemos, este tornou-se um mecanismo internacional bastante usado pelos museus. Em Portugal será a primeira vez", salientou o responsável.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, cujo trabalho realizado nas primeiras décadas do século XIX se encontrava no "umbral da modernidade", entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para aperfeiçoar-se em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.

Para a divulgar a campanha o museu reuniu informação em sequeira.publico.pt. O quadro vai estar em exposição no MNAA durante os próximos seis meses, período em que vai decorrer a campanha. Quem quiser contribuir pode fazê-lo no local ou através do site wwww.museudearteantiga.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+